BOAS VINDAS

Reitoria participa de aula inaugural em Santo Antônio da Patrulha

Gestores deram as boas vindas aos estudantes e expuseram sobre os desafios para 2020

Foto: Fernanda Cadaval

Na última quinta-feira, 5, a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo, acompanhados dos pró-reitores de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério; de Graduação, Renato Dias; de Infraestrutura, Marcos Amarante e de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, estiveram presentes na aula inaugural do campus de Santo Antônio da Patrulha. Na oportunidade, os gestores deram as boas vindas aos novos alunos e também conversaram com docentes, técnicos e discentes sobre os desafios para o novo ano letivo.

A reitora recepcionou os estudantes, apresentou a equipe que lhe acompanhava e relembrou a trajetória percorrida pela FURG no município. Cleuza Dias ressaltou ainda os desafios vividos pela gestão devido à redução orçamentária, “independente desses desafios, a universidade pública resiste, tanto que continuamos recebendo novos alunos. Assim, nossa responsabilidade é muito grande, pois precisamos mostrar a importância da universidade pública e ter a consciência de que ela ainda não está ao alcance de todos, e por isso precisa ser valorizada. Este é nosso compromisso enquanto professores, alunos, técnicos, servidores e colaboradores: fazer a defesa da universidade”, destacou Cleuza Dias.

A gestora reforçou ainda, para o público de maioria jovem, sobre a atuação da universidade para o avanço da sociedade, “temos que lembrar que os avanços conquistados pela sociedade, como a tecnologia, por exemplo, é oriunda, em sua maioria, das pesquisas realizadas pelas universidades públicas, gratuitas, de qualidade e socialmente referenciadas”, afirmou ela. A reitora encerrou sua fala pedindo que toda a comunidade universitária de Santo Antônio da Patrulha se sinta pertencente à FURG.

Em sua fala, Danilo Giroldo ressaltou que a gestão está trabalhando com cautela e lembrou que o ano está começando com as mesmas medidas de contingenciamento de 2019. E lembrou o papel importante dos alunos que estão chegando para que esse espaço seja defendido.

“A universidade exige um custo para seu funcionamento e por isso os investimentos destinados as Instituições de Ensino Superior (IES), precisa ser garantido. Então, o mérito de ingressar em uma universidade pública é de vocês, mas o compromisso pela defesa dessa universidade pública, gratuita e de qualidade, é de todos nós. Espero que todos vocês alcancem seus objetivos e que usufruam desta capacidade instalada e a aproveitem da melhor forma possível”, afirmou o vice-reitor.

Após a fala dos gestores, os pró-reitores se apresentaram aos alunos, contaram sobre o funcionamento e as responsabilidades de cada pró-reitoria e colocaram seus serviços a disposição de toda a comunidade acadêmica de Santo Antônio da Patrulha.

Ao final da tarde, o diretor do campus, Antônio Valente, convidou os presentes para a inauguração da biblioteca.

 

 

Galería

Aula Inaugural Santo Antônio da Patrulha

Fernanda Cadaval