TURISMO

FURG participa do projeto de regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago

Visita técnica serviu para conversar com moradores da região e analisar os dois percursos do trajeto.

 

Na última quarta-feira, 6, foi feita uma visita técnica no Caminho Gaúcho de Santiago, onde a Universidade Federal do Rio Grande esteve representada pelo diretor do Campus de Santo Antônio da Patrulha, professor Antônio Valente. Junto dele, estavam o representante dos “Guardiões do Caminho”, Jaime Müller, e a diretora de Turismo da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Carmem Monteiro.

Esta foi mais uma etapa dos preparativos para a regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago, que está prevista para ser consolidada em um grande evento de nível estadual, a ocorrer no dia 16 de outubro do corrente ano.

O grupo percorreu os dois percursos do Caminho Gaúcho de Santiago no território do município (trajetos de 12 e 18 km) para uma análise e avaliação detalhada sobre os pontos onde os totens marcadores das distâncias e a sinalização necessitam de melhorias. Além disso, fizeram contato com os moradores das rotas com possibilidade de oferecem alguns apoios como o uso de banheiros, venda de água mineral e produtos coloniais.

Sobre o Caminho Gaúcho de Santiago

O Caminho Gaúcho de Santiago foi criado em 2014 e já recebeu mais de 10 mil peregrinos. A partir da regionalização do projeto com a participação dos municípios de Osório e Caraá, os caminhantes que partirão desses locais chegarão no final do percurso ao município de Santo Antônio, no marco zero do caminho que está sendo projetado também com o apoio do Campus FURG-SAP e deverá ser construído na Praça Arquipélago dos Açores.

Com a criação desses novos trechos, o trajeto turístico gaúcho segue a proposta do caminho original no Continente Europeu, onde vários trechos partindo de diferentes países chegam a Santiago de Compostela, capital da região de Galiza, no noroeste da Espanha. A cidade é conhecida como o ponto culminante da rota de peregrinação dos Caminhos de Santiago, e o suposto local de sepultamento do apóstolo bíblico São Tiago.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Fuente: Divulgação