TURISMO

FURG entrega Plano Turístico de Santo Antônio da Patrulha à administração municipal

O documento foi elaborado para transformar o município num novo destino do turismo gaúcho

 

Na última quarta-feira, 22 de junho, o diretor do Campus de Santo Antônio da Patrulha, professor Antônio Valente, procedeu a entrega do Plano Turístico “Santo Antônio da Patrulha, Capital da Cachaça, do Sonho e da Rapadura do Rio Grande do Sul”, à Administração Municipal, no Gabinete do Prefeito Municipal, Rodrigo Massulo.

Na ocasião estavam presentes, o vice prefeito, Marcelo Gaúcho, o Secretário Municipal de Cultura Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi e o ex-secretário da pasta, Cristiano Quevedo. No mesmo local, durante um evento à noite, o documento também foi entregue ao Secretário Estadual de Turismo, Raphael Ayub, que esteve em visita ao município.

O plano foi desenvolvido pelo professor Antônio Valente após a assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal, a FURG e a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (FAURG) em 17 de novembro do ano passado e contou com a participação de representantes da comunidade patrulhense em reuniões realizadas na Câmara de Vereadores da cidade.

O planejamento estratégico elaborado para transformar o município num novo destino turístico gaúcho, utilizou metodologia de polo turístico, estabelecendo visão, missão, diagnóstico, análise macro ambiental externa e interna, bem como fez uso da metodologia SWOT. Foram estabelecidos 20 objetivos específicos que resultaram em 70 metas para serem realizadas nos 5 eixos de ações: Estruturação, expansão e melhoria da oferta turística, sensibilização e educação para o turismo, qualificação profissional, promoção e coordenação municipal.

O documento definiu igualmente estratégias de marketing e mercado e tipos prioritários de turismo para 3 etapas: curto prazo (2022-2024); médio prazo (2025-2030) e longo prazo (após 2030).

Atualmente, inúmeros projetos propostos no referido documento já estão sendo implementados pela prefeitura por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes e com a colaboração das demais secretarias municipais. Entre eles: revitalização dos atrativos turísticos, elaboração de roteiros, produção de material para a promoção do destino, qualificação e regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago, desenvolvimento da Rota da Rapadura e sensibilização da comunidade para a atividade turística. Simultaneamente, o município participa de forma decisiva no projeto para desenvolvimento da região turística Litoral Norte Gaúcho, onde a presença da FURG tem sido relevante.

Está previsto para o dia 18 de agosto, durante a Feira Nacional da Cana-de-açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz – FENACAN, a apresentação do plano à comunidade em geral, bem com a realização de um Fórum Estadual de Turismo promovido em conjunto pela Prefeitura, FURG, IGR-Litoral Norte e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Fuente: ASCOM PMSAP