SOCIALIZANDO IDEIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Estudos online são tema de diálogos em ambiente virtual na FURG-SAP

Psicólogos abordam em live importância da organização frente à retomada do semestre

No último dia 2 de setembro, foi realizada a live "Mesmo quando tudo pede calma", um diálogo com os psicólogos Gabriela Martins e Roberson Rosa sobre a importância da preparação e organização para os estudos online, com especial atenção aos desafios postos a estudantes e docentes frente à retomada do semestre letivo 2020/1 na FURG.

Na oportunidade, os psicólogos convidados fizeram uma abordagem a respeito da temática, seguida de bate-papo com a participação da comunidade universitária e comunidade em geral.

Desde a proposição do projeto Socializando Ideias em Tempos de Pandemia - Diálogos em ambiente virtual, do Grupo de Empreendedorismo Social (GES) da FURG - Campus Santo Antônio da Patrulha, são realizadas duas ou três lives por mês, tendo convidados da FURG e de outras instituições para exposições e debates sobre temáticas de interesse da comunidade universitária, profissionais de diferentes áreas e a comunidade em geral.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Darlene Webler, essa ação foi organizada para propor a viabilização de canais de discussões de entrecruzamento de temáticas sociais, de projetos de pesquisa e de extensão com temas específicos dos cursos de graduação. Nessa medida, dada a suspensão das aulas na universidade e nas escolas do RS, e a orientação de isolamento social por conta da pandemia, o GES deu início, em maio deste ano, a encontros de diálogos em ambiente virtual, que têm atingido grande número de pessoas.

Entre as temáticas discutidas nas lives do GES, destacam-se as seguintes: “Informações sobre a pandemia e sobre modelo matemático de previsão da disseminação”, com os professores Gustavo Platt e Fernando Kokubun, ambos da FURG-SAP; “Ser e agir em tempos de pandemia”, com os psicólogos Karen Eidenweis e Roberson Rosa; “Ensino remoto na Educação Básica – área de Linguagens”, com os professores Franciele Krumenauer, Francielle Messaggi, Sabrina Fofonka e Izaias Rosa; “Ensino de Matemática de forma remota nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior”, com os professores Lucas Nunes Ogliari (FURG-SAP), Rosimere Dias e Caroline Krumenauer - ambas da Educação Básica; “Pesquisas sobre Produtos Naturais na FURG-Campus SAP”, com a professora Neusa de Moura e os doutorandos Sara Fraga e Matheus Souza. Estas lives podem ser acessadas no Facebook, nas páginas do GES-Grupo de Empreendedorismo Social e da FURG-SAP.

A próxima live está prevista para o dia 14 de setembro, sobre o tema "Nosso Campus Universitário em Santo Antônio da Patrulha – as instalações e o reinício do semestre letivo no período emergencial".