HOMENAGEM

Campus SAP participa de evento alusivo ao Dia da Mulher Patrulhense

Evento reuniu professoras, estudantes, agricultoras e demais mulheres engajadas na comunidade

O Campus FURG-SAP participou de um evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, quando lideranças da comunidade e diferentes instituições reuniram-se para homenagear as mulheres patrulhenses.

O evento marca uma importante comemoração do município que é o Dia Municipal da Mulher, em homenagem a Margarida Exaltação da Cruz, reconhecida como mulher batalhadora e que fez a diferença no processo de constituição no município e o início de sua história, em meados do século 19.

No evento realizado no dia 17 de setembro, estiveram presentes agricultoras, professoras, estudantes, atletas, artistas, artesãs, domésticas, profissionais da saúde, terapeutas, advogadas, lideranças sociais, mães, filhas, avós, sobretudo mulheres engajadas na comunidade, que compartilharam um pouco de suas atividades cotidianas e vivências.

A representação do Campus FURG-SAP, coordenada pela vice-diretora Darlene Webler, esteve presente prestigiando esse momento de protagonismo das mulheres, conhecendo experiências, socializando vivências, fazendo escutas e falas, dialogando sobre aprendizados e expectativas, em um ambiente considerado "agradável e espontâneo".

"Foi um momento muito importante para o campus, na medida em que pudemos dialogar sobre experiências, aprendizados e expectativas. Passamos a conhecer mais sobre questões envolvendo o amparo às mulheres, e a universidade tem se engajado muito nisso", observa a professora Darlene.

Protagonismo
No Campus SAP, há projetos de extensão voltados principalmente às mulheres. Um deles é o projeto Linguagem e Fotografia, desenvolvido entre 2018 e 2019 com encontros semanais na comunidade Serraria Velha, que gerou visitas à universidade, ensaios fotográficos na comunidade e exposição de fotos no campus. Há também projetos diversos desenvolvidos sob a ótica da economia solidária, como leituras e escritas de vida; alfabetização de adultos; escrita criativa; contabilidade do lar; ensino de Espanhol e manifestações artístico-culturais na América Latina; formação cooperativa; e boas práticas para as feirantes no campus, entre outros.