EVASÃO

Campus FURG SAP discute ações para aumentar números de matrículas e diminuir evasão

FURG quer buscar alunos que evadiram durante e depois da pandemia

 

A direção do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha reuniu-se com coordenação e docentes dos cursos para discutir os motivos da evasão dos alunos às aulas e também aumentar o número de matrículas. O encontro ocorreu no prédio administrativo, na manhã de terça-feira, 14 de junho.

O diretor do Campus, professor Antônio Valente, apresentou dados, gráficos e levantamento de métricas de anos anteriores para comparar com o impacto causado pela pandemia. O objetivo da reunião era encontrar alternativas conjuntas para trazer novos estudantes para a FURG e buscar os que abandonaram a universidade durante a pandemia, para que concluam seus cursos.

Segundo Valente, durante os anos de 2020 e 2021, tempo que a pandemia de Covid-19 se fez presente no mundo de forma mais intensa, os alunos puderam estudar no formato remoto ou híbrido, o que permitiu a muitos deles que retornassem a suas cidades e estados de origem. Sendo assim, quando o ensino retornou ao modo presencial, no primeiro semestre de 2022, muitos desistiram de fazer o movimento de sair novamente de suas casas e acabaram abandonando a universidade.

Foram formadas comissões de trabalho para consolidar e ampliar novas ações, envolvendo docentes e técnicos do Campus e um novo encontro será agendado em breve para discuti-las.

Fuente: Claudia Laguna