INTEGRAÇÃO

Arena FURG SAP é a grande novidade do campus para o segundo semestre

Evento busca a integração de alunos e docentes com os projetos em andamentos no campus

 

 Com a finalidade de integrar os alunos aos projetos que estão sendo desenvolvidos por acadêmicos e docentes do campus da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha, a direção da instituição criou uma dinâmica para o segundo semestre que terá sua primeira edição no dia 12 de julho de 2022, terça-feira, na Unidade Bom Princípio. Trata-se do Arena FURG SAP, que ocorrerá no intervalo das aulas do turno da manhã, das 10h às 10h30min, no saguão do pavilhão 01 de salas de aula, com a apresentação de três programas.

Nesta primeira edição os projetos terão 5 minutos cada para exposição e depois será aberto um espaço para que os pesquisadores respondam a dúvidas e questionamentos dos espectadores.

O mestre em Química Tecnológica e Ambiental, Matheus Henrique Oliveira de Sousa, que atualmente é doutorando em Química pela FURG, trará o projeto GPPN - Grupo de Pesquisas em Produtos Naturais para a mostra. O GPPN desenvolve pesquisas voltadas para a prospecção química de metabolitos secundários presentes em espécies vegetais e produtos oriundos de animais, com foco no isolamento, identificação e caracterização de substâncias químicas que apresentem potencial antioxidante, antimicrobiano e anticâncer obtidas a partir de espécies nativas do Rio Grande do Sul.

Já o mestre e doutor em Ciência e Tecnologia dos Materiais (PPGE3M-Ufrgs) e engenheiro metalúrgico Jorge Luis Braz Medeiros apresentará o projeto Desenvolvimento da tecnologia Metals Injection Molds, que trata de desenvolvimento e tratamentos térmicos de aços MIM e manufatura aditiva.  Segundo o docente, existe uma crescente demanda referente a pesquisas e desenvolvimentos de materiais, processos e produtos obtidos pela tecnologia Metal Injection Mold (MIM) e manufatura aditiva que justifica este estudo.

Finalizando a primeira edição da Arena, a acadêmica Maria Júlia Silveira Rosa, aluna do Curso de Engenharia de Produção, falará sobre o Mudei - Mural Universitário de Escrita e Imagem. O projeto Mudei busca auxiliar, através da fotografia e da escrita, os estudantes que estão chegando na FURG. Por meio de trocas culturais e de experiência pretende-se fortalecer o vínculo entre a universidade e os estudantes.

O Arena FURG SAP deverá acontecer mensalmente sempre com a apresentação de projetos diferentes e a interação de alunos e docentes nos intervalos das aulas. A próxima edição já tem data marcada e irá ocorrer no dia 9 de agosto de 2022.

Fuente: Divulgação