Internacional

UTEC e FURG disponibilizam curso binacional de pós-graduação para uruguaios e brasileiros

Oportunidade é consequência direta da assinatura do acordo de cooperação internacional entre a instituição uruguaia e a FURG

Estão abertas até o dia 26 de agosto as inscrições para o curso de pós-graduação binacional – em nível de especialização – na área de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) em conjunto com o Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG . As aulas serão ministradas em português, de forma presencial, na cidade de Rivera, município fronteiriço à Santana do Livramento. A iniciativa é resultado da assinatura de acordo de cooperação entre a instituição e a FURG, firmado no mês passado.

De acordo com a UTEC, o principal objetivo deste curso é o de preparar profissionais que possam integrar os conhecimentos obtidos em suas diferentes áreas de atuação, promovendo não apenas ferramentas técnicas para o melhor andamento de determinadas atividades, mas também, incentivar o desenvolvimento tecnológico de áreas menos desenvolvidas no que tange o uso e a inserção de mecanismos tecnológicos. Ainda em tempo, o programa atenta para os requerimentos éticos e sociais que emanam dos dispositivos inteligentes integrados nas rotinas de trabalho, ensino, pesquisa e extensão que circundam diferentes estruturas organizacionais e operacionais da atualidade.

Sobre o programa

De caráter semipresencial, o curso começará no dia 20 de setembro deste ano e contará com aulas ministradas em português, a cada 15 dias, no Instituto Tecnológico Regional Norte da UTEC. Quanto ao corpo docente do programa, este será composto por professores do Centro de Ciências da Computação (C3), da FURG, cabendo à Universidade Tecnológica do Uruguai disponibilizar sua infraestrutura, equipamento e os bens necessários para o desenvolvimento das atividades do curso.

Serão disponibilizadas 30 vagas, das quais metade tem destino preferencial para candidatos que residam ou trabalhem no Uruguai, e a outra metade, àqueles que fizerem o mesmo no Brasil. Ao final, ambas as instituições de ensino emitirão de forma conjunta os certificados de especialistas em Robótica e Inteligência Artificial. Ainda em tempo, vale ressaltar que o programa não terá custo algum para os estudantes.

Para inscrever-se

Os estudantes interessados, ambos brasileiros e uruguaios, têm até o dia 26 de agosto para realizar suas inscrições, estas que estão sendo registradas exclusivamente a partir do site do programa – e que você pode acessar clicando aqui. No endereço, basta completar o formulário de inscrição e acompanhar os desdobramentos do processo seletivo.

É importante ressaltar que o programa permite a participação de estudantes oriundos das mais diversas áreas de estudo, desde que tenham interesse pela temática e conhecimentos básicos de lógica de programação, os quais serão testados em prova, a ser aplicada nos dias 28 e 29 de agosto.

Documentação necessária

Para realizar a inscrição, a UTEC exige a seguinte documentação:

- Currículo, destacando experiências e formação;

- Documento de identificação (documento de identidade, passaporte ou outro documento com foto) e, quando necessário, CPF;

- Certificado de nascimento ou certificado de casamento;

- Diploma conclusão de curso de graduação ou certificado equivalente;

- Carta de interesse/documento de motivação ou contribuição para a região. (O candidato deverá explicar, em um máximo de três páginas, suas motivações, contribuições na sua área de desempenho profissional e para a região de influência das universidades responsáveis pelo programa);