CULTURA E CONHECIMENTO

Secretário de Relações Internacionais participa de abertura de cursos da Hebei Normal University

Evento aconteceu virtualmente, apresentando oportunidade que promove a cooperação internacional

Na terça-feira, 16, aconteceu a cerimônia de abertura dos cursos gratuitos de Chinês, Cultura Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa oferecidos pela Universidade Normal de Hebei, China, à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e demais instituições parceiras do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu virtualmente e foi transmitido pelo YouTube.

A cerimônia contou com a presença de representantes de instituições de ensino superior, como FURG, universidades federais de Pelotas (UFPel), do Pampa (Unipampa), Fluminense (UFF), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), além de lideranças políticas do estado. Também contou com autoridades chinesas, como o reitor da Universidade Normal de Hebei, o ministro da Embaixada da China e o chefe do Departamento de Educação de Hebei.

A cerimônia

Durante a transmissão, foram apresentadas informações institucionais sobre a universidade chinesa e os cursos ofertados. Os cursos terão um total de 215 participantes, sendo metade das vagas distribuídas aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFSM, e a outa metade ofertada as instituições parceiras, como a FURG. As aulas iniciam nesta quarta-feira, 17 de março, e estão previstas para encerrar no dia 10 de junho. Com o objetivo de aproximar e criar oportunidade para uma cooperação entre diferente culturas e conhecimentos, as aulas serão ministradas por professores da Universidade Normal de Hebei que capacitarão os estudantes a conhecer elementos básico da cultura chinesa, da medicina chinesa e de seu idioma.

A FURG

O secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, representou formalmente o reitor da instituição, Danilo Giroldo, durante a cerimônia. Ao ser questionado sobre a importância da oportunidade para a FURG, o secretário destacou a participação dos estudantes da universidade em um curso internacional em uma instituição renomada da China e salienta sobre o impacto da colaboração entre as instituições participantes. “Foram abertas vagas especiais para as universidades do Rio Grande do Sul, então isso acaba fortalecendo uma cooperação regional”, aponta.

Segundo o secretário, a realização do curso foi resultado possível de uma parceria da UFSM com o Instituto Confúcio, responsável pela disseminação da cultura chinesa em diversos países do mundo. Essa experiência abre oportunidade de acompanhar essa cooperação e, eventualmente, também estabelecer um Instituto Confúcio na FURG.