INTERNACIONALIZAÇÃO

Professora da FURG integra chapa de diretoria internacional voltada à tecnologia

Graçaliz Dimuro atua no C3 e no Programa de Pós-graduação em Computação da universidade

Durante o congresso da Associação Internacional para Sistemas Fuzzy (IFSA) 2023, que acontece este mês no Centro de Convenções Exco, na cidade de Daegu, na Coreia do Sul, foi eleita a nova diretoria da IFSA.

Para a presidência da associação, foi eleito o professor Humberto Bustince, da UPNA (Espanha). O docente é atualmente um dos pesquisadores mais influentes da área, e esta eleição mostra o reconhecimento dos pares de sua importância. O professor tem uma cooperação intensa com pesquisadores de diversas regiões do Brasil, em particular com a FURG por meio do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGComp) e do Centro de Ciências Computacionais (C3), além de ter orientado alunos de doutorado e supervisionado pós-doutorados de pesquisadores brasileiros, como Tiago Asmus, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e Giancarlo Lucca, do C3.

A professora Graçaliz Dimuro, do PPGComp/C3, faz parte da chapa desta diretoria, com a pasta da secretaria, colaborando para a internacionalização do programa, da unidade e da universidade.

O que é a lógica fuzzy
Também conhecida como lógica difusa, a lógica fuzzy trata de uma abordagem a um processo variável tecnológico que permite que mais de um valor possível e verdadeiro seja processado na mesma variável. O estudo usa da lógica matemática para presumir soluções e resolução de problemas, mesmo com a imprecisão de dados e informações, mas que permite a obtenção de conclusões precisas.

O sistema fuzzy busca imitar a forma como o ser humano analisa problemas e toma decisões, de uma forma que confie em valores vagos ou imprecisos, ao invés de verdade ou falsidade absoluta. Assim, essa técnica da área de inteligência computacional permite a representação de situações do mundo real - focando ainda em alternativas de codificação de softwares que representem algoritmos mais próximos da forma como funciona o raciocínio humano.