QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA

Mobilidade estudantil como fator impulsionador de crescimento pessoal e profissional

Experiência internacional favorece o destaque de acadêmicos no mercado de trabalho

É fato que vivenciar novas experiências ainda jovem traz inúmeras vantagens tanto no âmbito profissional quanto pessoal. No decorrer do seu desenvolvimento, o jovem necessita adquirir habilidades que o auxiliem em seu processo de crescimento e formação enquanto indivíduo. Assim, como forma de ampliar a qualificação acadêmica, a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) investe em projetos e programas de internacionalização para a comunidade acadêmica, bem como estudantes internacionais interessados em ingressar na instituição, conquiste o diferencial dessa troca de experiência em outro país.

Além disso, dominar uma segunda língua é essencial para que trocas de conhecimento sejam efetivas no campo internacional. A língua inglesa, por exemplo, tem amplitude globalizada, tornando-se peça fundamental para estudos, viagens e comunicação universal. Por isso, o Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG disponibiliza a Prova de Proficiência, periodicamente, a fim de conferir a aptidão do candidato quanto as interpretações de textos de língua estrangeira. Fora isso, o programa Idioma sem Fronteiras, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo proporcionar oportunidades de cursos à distância e presenciais aos estudantes acadêmicos.

A Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), juntamente com a Coordenação de Mobilidade Acadêmica da FURG, são as responsáveis por orientar e acompanhar estudantes em mobilidade estudantil que podem ser dirigidos pelos programas de deslocamento. O incentivo a essas experiências deve ser alimentado desde cedo para que o jovem estudante utilize de sua coragem para se beneficiar das oportunidades oferecidas pela universidade e, assim, adquirir independência, conhecimento de excelência, para que, dessa forma, possa vivenciar outra cultura, aprimorando sua perspectiva da realidade.

Assim sendo, a mobilidade acadêmica possui a capacidade de promover e impulsionar o crescimento pessoal e profissional do discente que deseja se destacar no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente. O planejamento necessita ser prévio e deve seguir uma organização dos objetivos esperados para que a experiência de estudar no exterior seja satisfatória. Além do mais, o estudante deve monitorar constantemente os editais publicados, a fim de manter-se atualizado quanto à oportunidade de bolsas internacionais.