RELAÇÕES INTERNACIONAIS

FURG seleciona estudantes, professores e técnicos para Escola de Verão AUGM

Curso propõe reflexões sobre os direitos à propriedade intelectual no âmbito latino-americano

A Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), em parceria com a Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, estão com inscrições abertas para uma Escola de Verão com o tema "Proteção de Invenções no Campo Científico Acadêmico”, que acontecerá virtualmente de 8 a 12 de fevereiro de 2021. O objetivo é fornecer ferramentas para identificar, gerenciar e proteger as invenções geradas no âmbito das instituições do sistema científico-tecnológico e é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores de universidades, tal como a FURG, membros da AUGM.


A Escola de Verão não possui custo, oferecendo ao todo 60 vagas. O curso acontece por meio de aulas virtuais, nas quais serão desenvolvidos os tópicos propostos. Cada tópico será trabalhado de forma modular, no qual participarão pelo menos dois professores.

No primeiro módulo do tópico será desenvolvida a parte teórica, que pode variar de acordo com o assunto entre 1 hora e meia e 2 horas, haverá um pequeno intervalo de 10 minutos, seguido do término do tópico com uma análise de caso ou simulação. Será desenvolvido um projeto final e ao fim da experiência, a instituição argentina certificará academicamente os alunos que cumprirem 80% de presença no curso e obtenham aprovação dos trabalhos propostos.

Segundo a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), o curso será ministrado em Espanhol, mas que estudantes que falam português poderão receber apoio para interpretação de alguns termos, se necessário.

Inscrição

A FURG irá pré-selecionar até 12 interessados para a Escola de Verão AUGM com a seguinte distribuição:

- Três vagas para estudantes de Graduação da FURG;

- Três vagas para estudantes de Pós-Graduação da FURG;

- Três vagas para Professores da FURG;

- Três vagas para Técnicos da FURG.

Assim, os interessados em realizar a inscrição devem preencher o formulário de dados do programa (disponível aqui) e enviá-lo, juntamente com seu Currículo Lattes (produção nos últimos 5 anos) no caso de estudantes de Pós-Graduação, técnicos e professores da FURG ou o Coeficiente de Rendimento no caso de estudantes de graduação da instituição para o endereço de e-mail reinter@furg.br com cópia para internacional@furg.br até ás 17h30 do dia 27 de janeiro, com o assunto “ESCOLA DE VERÃO AUGM”.

Caso algum setor não tenha as vagas completadas, elas serão preenchidas pela sequência dos interessados excedentes, com a seguinte ordem de prioridade: (1) Alunos de Graduação, (2) Alunos de pós-graduação, (3) Professores e (4) Gestores/Técnicos administrativos.

Para saber mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, entre em contato com a Reinter através do mesmo endereço de e-mail de inscrição, reinter@furg.br.