DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Aluno da Escola de Engenharia participa de projeto na Alemanha

Pesquisa busca o desenvolvimento de soldagem no estado sólido

Foto: Divulgação
Um jovem aparece com uma camiseta em que está escrito Engenharia Mecânica FURG. Ele uso óculos de grau e segura uma bandeira do Brasil. Está em uma área externa, em que há árvores e calçadas ao fundo, ao lado de uma placa em que consta, em alemão e em inglês o nome de um centro de pesquisa: Institut für Werkstofforschung e Institute of Materials Research

O estudante de Engenharia Mecânica Andres Pasetti Roza, da Escola de Engenharia da FURG está realizando estágio de pesquisa na Alemanha. O Centro de Pesquisa Helmholtz-Zentrum Geesthacht , onde o discente atua desde maio, é, de acordo com o professor da FURG Pedro Cunha, uma das maiores referências em pesquisa, desenvolvimento e inovação, não somente na área das Engenharias, mas nas Ciências Exatas.


Andres participa de um projeto tecnológico de desenvolvimento de soldagem no estado sólido para aplicação na indústria automotiva. Esse tipo de soldagem é feita por fricção, sem fusão de maneiras, uma tecnologia que ainda não é utilizada de maneira consolidada no Brasil.

Durante os seis meses de duração no estágio, Andres estuda a aplicação do processo de soldagem sólida em ligas de magnésio, o que, de acordo com Cunha, representa alto impacto e inovação na pesquisa de tecnologias de união de metais e suas ligas.