Selecionado para desenvolver atividades em diferentes frentes de atuação da unidade, desde fevereiro, o iTec passou a contar com um novo reforço em sua equipe. Com grande experiência na implantação e gestão de ambientes de inovação, o professor visitante, Márcio Machado, tem 30 anos de experiência em docência, além de ser o idealizador do parque tecnológico da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o Ulbratech.
“É com satisfação que acolhemos o professor Márcio na nossa equipe. Sua experiência irá contribuir muito para a estruturação do iTec”, explica a diretora da unidade, Silvia Botelho. Como Coordenador de Gestão, o professor atuará no apoio às atividades de todas as coordenações que compõe o iTec, envolvendo prospecção, formação de recursos humanos, carteiras de projetos, comunicação e networking.
De acordo com Márcio, suas expectativas a respeito do trabalho junto ao iTec são grandes, “proporcional ao tamanho do projeto iTec Embrapii e ao tamanho da FURG”, completa. Para o professor, o projeto da unidade se apresenta como um diferencial competitivo para o setor industrial inovador e também para os pesquisadores da universidade, que, unindo esforços com apoio de investimentos financeiros da Embrapii, geram desenvolvimento por meio de inovação tecnológica.
“Nestes primeiros dias de trabalho, já percebi a excelente qualidade, propósito e engajamento da equipe que está à frente do projeto. Me sinto muito orgulhoso em participar deste time e poder contribuir para o desenvolvimento da nossa região por meio da inovação; espero estar à altura da expectativa da FURG”, conclui Márcio.
Sobre o professor
Márcio possui formação em nível de graduação e especialização na área de Tecnologia da Informação, mestrado e doutorado em ensino de ciências e matemática e pós-doutorado em inovação. É professor há 30 anos, gestor de cursos de graduação e pós-graduação com 27 anos de experiência atuando no ensino superior privado; avaliador do MEC e membro da Sociedade Brasileira de Computação e do Conselho de Ex-presidentes da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). Foi idealizador e gestor da Rede Ulbra de Inovação e o parque tecnológico Ulbratech, com atuação em cinco estados. Atuou como consultor educacional para diversas redes de ensino públicas e privadas, além de realizar, também, consultorias em ambientes de inovação no Brasil e no exterior.