DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Unidade iTec/FURG-Embrapii assina seu primeiro contrato nesta sexta-feira, 19

Parceria com a Refinaria de Petróleo Riograndense tem o objetivo de promover a transformação digital da empresa

Na manhã desta sexta-feira, 19, foi assinado o primeiro contrato de prestação de serviços em desenvolvimento tecnológico da Unidade iTec/FURG-Embrapii. A parceria, firmada com a Refinaria de Petróleo Riograndense, envolve a execução de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o desenvolvimento de dois módulos tecnológicos, cujo objetivo principal está em alavancar a transformação digital pretendida pela empresa.

Para a diretora da unidade, Silvia Botelho, a assinatura do contrato representa uma união entre a universidade e o setor produtivo. “É com grande satisfação que hoje, dia 19, aniversário da cidade do Rio Grande, assinamos nosso primeiro contrato”. Segundo ela, a empresa contratou o iTec/FURG-Embrapii para um projeto importante associado à indústria 4.0, utilizando inteligência artificial e automação, para o aumento da produtividade. “É a FURG provendo tecnologia para o mercado e melhorando a competitividade do parque industrial brasileiro. Agradecemos a Refinaria pela confiança e felizes estamos por colocar Rio Grande, no dia do seu aniversário, no panorama nacional de cidade provedora de inovação tecnológica”, conclui.

Para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, a universidade e a Refinaria mantêm uma boa relação de cooperação e fomento em desenvolvimento educacional e industrial, e, portanto, firmar esta importante parceria é um reflexo de duas instituições com pensamentos alinhados. “É bastante emblemático que o primeiro contrato firmado pela unidade seja com a Refinaria Riograndense. Justamente a empresa que tanto fomentou os primeiros passos do ensino superior no município”, aponta o gestor.

Segundo Giroldo, a Refinaria seguiu sempre como parceira de primeira grandeza da FURG, além de ter contribuído decisivamente para a industrialização do território rio-grandino. “Que esse contrato seja também um marco no desenvolvimento industrial de Rio Grande a partir da inovação produzida no próprio território, a partir das competências aqui instaladas”, finaliza o reitor.

Sobre o projeto

De acordo com Luciano Maciel Ribeiro, professor do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG e coordenador do projeto, o escopo da proposta envolve o desenvolvimento de sistema e processo significativamente aprimorado, com nível de maturidade tecnológica que inclui prototipagem, implantação de um piloto e demonstração em ambiente operacional relevante.

Segundo Ribeiro, a Refinaria de Petróleo Riograndense é uma empresa de grande importância no setor de refino de petróleo nacional, pioneira no setor. “A empresa busca investir na transformação digital a partir das tecnologias da Indústria 4.0, no intuito de ampliar a produtividade e a qualidade nos principais processos e serviços da refinaria”, explica o coordenador. Para tanto, esse processo de transformação digital deve iniciar com os módulos: (1) automatização do processo de leitura de sensores analógicos da área de utilidades e (2) minimização dos tempos e das filas de espera de caminhões no sistema de distribuição de combustíveis.

Desenvolvimento tecnológico

As tecnologias a serem desenvolvidas pelo projeto contemplam a modernização, automatização e integração digital de vários setores, aumentando eficiência, flexibilidade, agilidade, produtividade e crescimento da empresa. Serão consideradas atividades que envolvem a leitura automatizada de sensores por meio de imagens, acompanhamento da rota de inspeção, identificação analógica e digital de produto, sistema de controle automatizado para entrada de caminhões no terminal de distribuição de combustíveis, aplicativo móvel para acompanhamento e identificação no sistema de carregamento e gerenciamento inteligente do sistema de agendamento de carga de combustíveis.

Além de Ribeiro, participam na execução do projeto como pesquisadores os docentes do C3 Adriano Werhli, Eder Mateus, Eduardo Nunes Borges, Ricardo Nagel Rodrigues e Vinicius Menezes de Oliveira.