INGRESSO

Últimos dias para inscrições nos processos seletivos Próprio e para Educação do Campo

Prazo para os interessados termina na próxima quinta-feira, 22

Interessados no Processo Seletivo Próprio e no Processo Seletivo Específico para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) têm até a próxima quinta-feira, 22, para efetuar a inscrição pelo site da Coperse. Os processos seletivos referem-se ao ingresso em cursos de graduação presencial nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Os editais, com as normas para o ingresso, estão disponíveis no site da Coperse.

Além de vagas de ampla concorrência, os processos seletivos estabelecem diversas modalidades de cotas sociais e raciais para garantir a inclusão e o amplo acesso ao ensino superior. Todo o procedimento de inscrição e envio de documentos, de acordo com os editais, ocorre exclusivamente pela internet, no site da Coperse.

A lista com a classificação geral do Processo Seletivo Próprio será divulgada no dia 4 de fevereiro e a lista com a classificação geral do Processo Seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo será divulgada no dia 11 de fevereiro. No dia 19 de fevereiro, serão divulgadas a classificação final e a convocação dos aprovados dos dois processos seletivos.

O período para solicitação de matrícula online para os candidatos aprovados ocorre de 20 a 22 de fevereiro. O não encaminhamento da solicitação de matrícula dentro do prazo estipulado resultará na exclusão do candidato do processo seletivo. O início das aulas está previsto para 2 de março.


Processo Seletivo Próprio

O Processo Seletivo Próprio oferece 205 vagas para os cursos de Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras (Português/Literatura), no campus de São Lourenço do Sul; e Administração, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharias (Agroindustrial Agroquímica, Indústrias Alimentícias e Produção) e Tecnologia em Processos Químicos, no campus de Santo Antônio da Patrulha. Cada participante poderá se inscrever em apenas um curso, sendo vedada a acumulação de vagas.

O processo destina-se a candidatos(as) que já concluíram o Ensino Médio (ou equivalente) e a seleção será efetuada exclusivamente a partir de análise do Histórico Escolar e de Carta de Apresentação. A análise do Histórico Escolar tem peso de 70% da nota final e analisa o desempenho do estudante em Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. Candidatos que concluíram via Enem ou Encceja terão suas notas convertidas para a escala decimal. A Carta de Apresentação tem peso de 30% e deve conter uma apresentação sobre a trajetória acadêmica e profissional do candidato e suas expectativas para o curso. A carta tem caráter eliminatório e candidatos que obtiverem nota inferior a 2,0 pontos serão automaticamente desclassificados.


Ledoc

O Processo Seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo oferece 30 vagas para a graduação presencial no campus São Lourenço do Sul. As vagas priorizam moradores de áreas rurais, quilombolas e indígenas e profissionais que já atuam em escolas do campo. A graduação utiliza a pedagogia da alternância, dividindo o aprendizado entre períodos intensivos na Universidade e atividades práticas nas comunidades de origem.

A seleção será realizada a partir da análise do Histórico Escolar, Carta de Apresentação e comprovação de vínculo com o meio rural. A análise do Histórico Escolar tem peso de 70% da nota final e analisa o desempenho do estudante em Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. A Carta de Apresentação tem peso de 20%, deve ser escrita de próprio punho (caneta azul ou preta), ter entre 40 e 80 linhas e abordar a história de vida, trajetória profissional e ideias de transformação para o campo. É necessário atingir o mínimo de 2,0 pontos para não ser eliminado. A comprovação de vínculo com o meio rural (atuação ou pertencimento a comunidades e movimentos do campo) tem peso de 10% da nota final.