HOMENAGEM

Superintendente do HU-FURG recebe condecoração da Ordem de Silva Paes

Homenagem é realizada, anualmente, na data de aniversário do município

No dia 19 de fevereiro, dentro da programação alusiva aos 283 anos de fundação da cidade do Rio Grande, será realizada a solenidade de entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes. A cerimônia homenageia diversas pessoas e instituições do município, dentre elas, a superintendente Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Crippa Brandão. A solenidade será realizada na Praça Xavier Ferreira, às 18h, junto ao monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes.

A superintendente foi indicada por sua atuação como administradora, professora e cirurgiã e seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Sandra possui graduação em Medicina e residência médica em Cirurgia Geral pela FURG, mestrado e doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professora titular da Faculdade de Medicina (Famed) da FURG desde 1998, onde dedicou-se principalmente a atividades de ensino e extensão dentro do Hospital Universitário (HU-FURG), junto ao serviço de cirurgia (atendimento ambulatorial e cirurgias de pacientes do Sistema Único de Saúde) e ao Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, do qual foi supervisora em três ocasiões, contribuindo na formação de novos especialistas nesta área. Na parte administrativa, foi chefe do Serviço de Cirurgia do HU, do Departamento de Cirurgia da FURG, diretora do HU e diretora da Famed, atualmente é superintende do HU-FURG/Ebserh, estando a frente da instituição desde janeiro de 2018.

Sandra destaca a importância do momento e diz-se extremamente honrada pela homenagem recebida, pois apesar de não ter nascido em Rio Grande, toda sua vida pessoal e profissional se deu nesta cidade. Destaca ainda o apoio da família como base para seu crescimento e ressalta o papel primordial na FURG na sua trajetória, instituição que entrou como aluna há mais de 30 anos e passando por diferentes vínculos, não mais saiu e fez desta a sua segunda casa, onde recebeu formação, bons exemplos e incentivo para seguir adiante. Sandra sente-se gratificada por poder contribuir nas áreas de educação e saúde da população, acreditando que, mesmo com dificuldades sempre existentes, a perseverança no trabalho e o entusiasmo com causas tão nobres podem dar um excelente retorno para a nossa sociedade. Sendo assim, pretende continuar sua caminhada, agora com a responsabilidade de honrar a distinção que lhe foi atribuída.

Cenpre/FURG
Além da superintendente, outra profissional ligada ao HU-FURG foi indicada: Luciara Lima da Silva. Ela trabalhou 35 anos na FURG, sendo 20 anos diretamente no Cenpre, aprendendo, acolhendo pacientes e suas famílias, participando de todas as atividades. Agora, aposentada, criou, junto com sua família e amigos, o “Grupo Fazendo Acontecer”, que prepara alimentação, arrecada e restaura roupas e calçados para doação para pessoas necessitadas da cidade. O professor Fernando Silva, um dos fundadores do Cenpre, salienta: “A Luciara destacou-se como altruísta na execução da política de atuação do Cenpre, priorizando de forma destacável as atividades fins da instituição e, com isso, beneficiando de forma direta a comunidade local e regional. Ela tem uma preocupação com a realidade de seus semelhantes, razão pela qual sempre atuou acolhendo com carinho e profissionalismo os dependentes químicos e seus familiares que procuravam o Cenpre”. Fernando fala do reconhecimento de Luciara junto à Ordem de Silva Paes: “De personalidade forte e marcante, adotou o Cenpre como parte de sua vida, defendendo a missão do projeto como um exemplo a ser seguido”.

Ordem de Silva Paes
Em 2020, a Ordem de Silva Paes homenageará 10 instituições: Primeira Igreja Evangélica Batista (Igreja do Canalete), Sociedade Instrução e Recreio da Quinta (SIRQ), Práticos da Barra do Rio Grande Ltda, Sociedade Religiosa Convento São José, Capela São João Baptista (Ilha dos Marinheiros), Centro de Navegação Rio-Grandense, Fundação Cidade do Rio Grande, Irmandade de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Nossa Senhora da Conceição), Lar da Criança Raio de Luz e Loja Maçônica Acácia Rio-Grandense; e nove personalidades: Sandra Crippa Brandão, Sérgio Carvalho Pereira, Walter Fetter Lages, André Minoru Chim Miki, José Renato de Oliveira, Julieta Margarida Amaral, Luciara Lima da Silva, Núbia Tourrucôo Jacques Hanciau e Olímpio Butierres Oliveira.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.