MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

Silvia Botelho é a professora homenageada da 22ª MPU

Docente construiu sua trajetória ao longo de 31 anos no ensino, pesquisa e inovação da FURG

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Composta por oito eventos, a 22ª Mostra da Produção Universitária (MPU), acontece de 25 a 27 de outubro, e volta seu foco nesta edição para os diferentes tipos de inteligências, como a inteligência emocional, coletiva, humana e artificial, o que culmina no tema: “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento”. Para celebrar esta escolha, na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor Danilo Giroldo formalizou o convite à professora Silvia Botelho para ser a homenageada do ano.

Também estiveram presentes durante o convite o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado; o diretor de Pesquisa, Leandro Bugoni; e a diretora de Pós-graduação, Fabiana Schneck.

Nesta edição, a Mostra propõe refletir acerca do uso da inteligência artificial, os limites éticos, bem como a interface das várias inteligências, seus valores intrínsecos e indissociáveis. O tema permite também a discussão dos desafios e das necessidades da universidade frente às profundas e rápidas transformações que este cenário propõe. E para isso, é necessário debater não apenas a temática da inteligência artificial, mas também, como integrar as inteligências que compõe os mais variados processos que refletem dentro e fora dos muros da instituição.

O Convite

De acordo com o reitor, a escolha da homenageada sintetiza a essência da Mostra, não apenas pelo tema condizente com a sua trajetória acadêmica e profissional, mas também pelos desafios impostos principalmente pela expansão exponencial da inteligência artificial e os seus usos nos campos do ensino e da pesquisa. “Essa é uma justa homenagem, por tudo que você e a sua trajetória representam para a FURG; a professora Silvia é uma referência dentro e fora da nossa universidade”, destacou Giroldo.

Para a professora homenageada, além da surpresa e da emoção, o convite a fez pensar na razão de ser da sua missão enquanto servidora pública. “Nunca na vida imaginei este momento, não sei nem o que dizer”, emocionada Silvia completa o pensamento: ”não faço o que faço para receber esse tipo de homenagem; sou servidora pública. Sabemos das dificuldades do nosso país, e sabemos o quanto custa para manter uma estrutura pública como essa; por isso, é importante sempre ter em mente o quanto devemos retribuir para a sociedade”.

“Fico muito feliz com o reconhecimento, e sobre a Mostra, acho de extrema importância que a FURG dedique espaço de relevância para o debate qualificado da temática. Hoje, a inteligência artificial está chegando em diferentes níveis de complexidade, desde o seu desenvolvimento até sua aplicação. Muita gente escuta falar sobre e quer saber mais. A universidade, enquanto agente de promoção desses conhecimentos e, principalmente, agir para provocar reflexões sobre todas as complexidades envolvidas é um grande diferencial”, completou a homenageada.

Ainda segundo Silvia, a FURG tem importantes contribuições científicas na área, e realiza um trabalho incisivo de divulgação científica, por meio de uma equipe qualificada de professores e técnicos, amparados pela ampla estrutura e capacidade instalada dos laboratórios de pesquisa, do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) e do Centro de Robótica e Ciência de Dados (Itec/FURG) – unidade credenciada à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Sobre a Homenageada

Bolsista de Produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Silvia Botelho graduou-se em Engenharia Elétrica, no ano de 1991. No ano seguinte, em 1992, teve a oportunidade de ingressar na docência da FURG. Em 1996 concluiu o mestrado em Ciências da Computação, e no ano 2000, concluiu o doutorado na área de Robótica, Informática e Telecomunicações – este pelo Centre National de la Recherche Scientifique, na França.

Atualmente, Silvia é professora titular do Centro de Ciências Computacionais da FURG (C3) e diretora do iTec, projeto este que concebeu e institucionalizou; contando com uma carteira de mais de R$20 milhões em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) com empresas do Brasil e do exterior, dois grandes programas de formação de pessoas (PRH/ANP e Embrapii/MEC), incubação e inovação aberta. Também participa do Comitê Operacional do Oceantec e do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação.

Nos últimos cinco anos, Silvia contabiliza seis patentes depositadas e inúmeros softwares desenvolvidos. Colaborou na fundação de startups como: IGrow, AuRos, MProject e Demetec. Além de ter coordenado diversos projetos internacionais de colaboração incluindo países como: Alemanha, Espanha, Itália e Uruguai. É representante do Brasil na International Maritme Organization (IMO) para discussões sobre Embarcações Autônomas e suas legislações.

No Ensino da FURG, participou da criação de dois cursos de graduação e três programas de pós-graduação. Junto ao C3, coordenou os programas de pós-graduação da unidade e atuou na sua direção por 12 anos.

Em 2020 recebeu o prêmio Destaque Pesquisador Gaúcho 2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) pelas suas contribuições em Inteligência Artificial.

Confira mais informações e detalhes sobre a 22ª MPU aqui, no portal FURG.br. 

 

Galería

Docente construiu sua trajetória ao longo de 31 anos no ensino, pesquisa e inovação da FURG

Hiago Reisdoerfer/Secom