Como exigência do Ministério da Economia e em confluência com os objetivos da Política Ambiental da FURG, a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), apresentou recentemente o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), elaborado em conjunto com a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad). Este é um instrumento de gestão de suma importância, uma vez que dispõe sobre a estratégia das contratações e da logística, considerando objetivos e ações referentes a critérios e a práticas de sustentabilidade nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural
A iniciativa tem, também, o objetivo de atender um dos princípios do art. 5º da nova Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), que é a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Além disso, o PLS contribui com o atendimento de aspectos da Política Ambiental da FURG, como adotar práticas para a aquisição de materiais e serviços com critérios sustentáveis; e promover ações para que o uso e o consumo de recursos sejam feitos de modo ecoeficiente (incisos II e III do Art. 3º da Resolução CONSUN 32/2024).
De acordo com a equipe da Siga, o formato escolhido para a elaboração do plano se deu através da oferta de um curso, intitulado “Encontros Formativos para a Elaboração do Plano Diretor de Logística Sustentável – PLS”, realizado de 20 de agosto a 22 de outubro, que certificou os participantes via Coordenação de Formação Continuada (CFC), da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).
Sobre o curso
Direcionado para integrantes da Comissão Gestora do PLS, participaram da ação representantes das pró-reitorias, Unidades Acadêmicas, Órgãos Vinculados, campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha e Gabinete do Reitor. A atividade teve o intuito de capacitar os envolvidos para o desenvolvimento de suas funções durante a preparação, elaboração, execução e avaliação do plano.
Em seguida, a equipe coordenadora finalizou o documento base e o encaminhou aos participantes do curso e às chefias das Unidades Acadêmicas e Administrativas para avaliação e validação. Recebidas as sugestões, o documento foi revisado e entregue à Reitoria para envio e aprovação no Conselho Universitário, o que ocorreu no dia 6 de dezembro. Ao fim deste grande ciclo participativo, destaque-se a maneira colaborativa como o PLS foi elaborado na Universidade, contando com representantes de todos os segmentos da instituição.
A Secretária da Siga, Dione Kitzmann, ressalta “que o curso se constituiu como um meio pelo qual foram gerados os produtos que integram o PLS/FURG, ao mesmo tempo em que foi criada a identificação e o envolvimento com esse resultado. Isto é importante, considerando que os cursistas, integrantes da Comissão Gestora, são os mesmos sujeitos que participarão das fases de execução e avaliação do PLS, o que completará o ciclo de vida do PLS/FURG (2025-2026)”, apontou a gestora.
Plano Diretor de Logística Sustentável