SAÚDE

Serviço de Estomaterapia retoma reuniões do Grupo de Apoio

Atividade visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes

O Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomará, a partir do dia 26 de outubro, as reuniões de seu Grupo de Apoio, destinado a pacientes com estomia e seus familiares. A atividade, suspensa desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, tem como objetivo fornecer informações que melhorem a qualidade de vida das pessoas com estomia.

O Grupo de Apoio conta com a participação de uma equipe multiprofissional, composta por colaboradores do Serviço de Estomaterapia, do HU-FURG e de acadêmicos da Escola de Enfermagem da FURG (EEnf). Nesse espaço, acontecem o esclarecimento de dúvidas, educação em saúde, dinâmicas que relacionam o cuidado e a importância da estomia no cotidiano como novo processo de viver e confraternização. Para 2022, o calendário estabelecido prevê três reuniões: 26 de outubro, 16 de novembro e 28 de dezembro, com início às 14h. As reuniões ocorrem no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua General Osório s/nº.

Serviço de Estomaterapia
No HU-FURG são atendidas pessoas com estomias intestinais (colostomia e ileostomia) e urinárias (urostomia). A estomia é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema intestinal e/ou urinário, digestório e respiratório, criando um orifício externo que se chama estoma. O Serviço, desenvolvido em parceria com a Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG, além de prestar assistência aos pacientes, também atua na área do ensino, pesquisa e extensão, destacando-se o projeto de extensão "Ostomia, uma forma de viver". No Serviço, são executadas ações de orientação para o autocuidado, de prevenção e tratamento de complicações nas estomias. Além disso, é realizado o fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança que são fornecidos pelo Estado.

A atenção realizada pelo Serviço é de forma integral à saúde por meio de intervenções especializadas de natureza interdisciplinar para o pleno atendimento das necessidades das pessoas com estomia. O acolhimento, a consulta, a orientação e o cadastro são realizados no 3º andar da área hospitalar, no corredor em frente à Maternidade, com entrada pela Portaria Central, Acesso 4. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos do paciente (original e cópia): Carteira de Identidade; CPF; cartão SUS; comprovante de residência com CEP (cópia apenas lado do endereço); nota de Alta Hospitalar e atestado médico com CID. Cada paciente também deve cadastrar um responsável – documentos necessários (original e uma cópia): Carteira de Identidade, CPF e cartão SUS. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3233.0209.

Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.