QUALIDADE DE VIDA

Serviço de Estomaterapia completa 25 anos de atendimento no HU-Furg

Momento foi celebrado por profissionais, acadêmicos, pacientes estomizados e seus familiares

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

A tarde de 30 de outubro foi festiva para os profissionais, acadêmicos e usuários do Serviço de Estomaterapia do Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pois celebraram seus 25 anos de existência. No Serviço são atendidas as pessoas com estomias intestinais (colostomia e ileostomia) e urinárias (urostomia). A estomia é um procedimento cirúrgico em que é aberto um orifício no abdômen e exteriorizado parte do sistema digestório, respiratório ou urinário. O orifício é denominado de estoma e é por onde saem os resíduos dos sistemas e no qual é fixada uma bolsa externa para a coleta dos resíduos.

Durante a cerimônia festiva, a enfermeira e docente da Escola de Enfermagem, Giovana Calcagno Gomes, que trabalha no HU desde 1994 e foi a fundadora do Serviço, relatou o início das atividades: "Fui alocada na Unidade de Clínica Cirúrgica e fiquei nesse setor por um ano. Muitos pacientes realizavam cirurgias para confecção de estomas. Colocávamos bolsas de estomia fornecidas pelo almoxarifado do HU, mas no momento da alta não era fornecido material para a continuidade do seu autocuidado em casa. Os pacientes davam alta e retornavam ao Hospital para a troca da bolsa coletora de fezes e/ou urina no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Como o SPA não prestava esse tipo de atendimento, os profissionais orientavam os pacientes a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sua área de abrangência. As UBS atendiam os pacientes, mas não tinham as bolsas coletoras e seus adjuvantes para fornecer. Os pacientes começaram a voltar na Unidade de Clínica Cirúrgica do HU atrás de auxílio. A situação era crítica. Chegavam enrolados em panos, plásticos, sacos de leite, sacolas de supermercado. Não havia esse material à venda nas farmácias locais e, quando encontradas, eram de alto custo. Não podíamos fornecer material do nosso almoxarifado, pois era somente para os pacientes internados ou atendidos na urgência. Assim, busquei informações junto à Secretaria de Município da Saúde (SMS). Fui informada da existência de um Programa Estadual e da legislação que dizia que os estomizados tinham direito ao recebimento de materiais para seu autocuidado. Mas, no nosso município, não havia nenhum serviço para o acompanhamento desses pacientes".

A partir das orientações recebidas e com o apoio da direção do HU-Furg, a enfermeira Giovana iniciou o projeto, com grande adesão de pacientes. Com o passar do tempo, houve a integração com a Escola de Enfermagem da Furg. "Como o Hospital é universitário, aos poucos, os acadêmicos de Enfermagem foram participando das atividades como atividade de extensão. Trouxeram com eles um grande incremento, auxiliando no aumento do número de atendimentos. Possibilitaram, além da realização dos cadastramentos e consultas de Enfermagem, a implementação das grupoterapias que ocorrem uma vez ao mês. Em 2004, fui admitida como docente na Escola de Enfermagem da FURG e continuei atendendo o Serviço de Estomaterapia do HU por meio do projeto "Ostomia uma forma de viver", relata Giovana.

Em 2019, são atendidos 156 pacientes, "temos no nosso grupo desde crianças muito novas até idosos; homens, mulheres vitimizados por uma doença ou por um acidente, mas que experimentam a mesma realidade: viver com uma estomia. Só quem é estomizado sabe o que isto significa. Cabe a nós ensiná-los a aprender essa nova forma de viver", ressalta a enfermeira. Os usuários são encaminhados após o procedimento cirúrgico de estomia e, mensalmente, comparecem ao Hospital para receber as orientações básicas, realizar avaliações (quando necessário) e buscar os equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança. Os materiais são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e repassados ao HU pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. O acolhimento, orientação e cadastro são realizados no 3º andar da área hospitalar, no corredor em frente à Maternidade, com entrada pela Portaria Central, Acesso 4, sendo segunda-feira, das 10h às 16h; terça-feira, das 7h às 12h; quarta-feira, das 10h às 16h e quinta-feira, das 7h às 12h. Os pacientes e familiares também podem participar da Grupoterapia. São realizadas reuniões na última quarta-feira de cada mês, às 13h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3233.0209.