Diagnosticar a problemática dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Rio Grande e discutir propostas de coleta seletiva e reciclagem popular. Estes são os objetivos do Seminário Municipal sobre Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem Popular, a ser realizado neste sábado, 25, das 13h30min às 17h30min, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Rio Grande.
O evento é uma promoção do projeto de extensão Universidade Popular, Cidadania e Sustentabilidade, coordenado pelo professor Dirceu Benincá, e conta com o apoio do curso de Ciências Sociais da FURG, da Prefeitura e do Movimento Nacional dos/as Catadores/as de Materiais Recicláveis.
O seminário contará com pronunciamentos de autoridades, uma mesa sobre o diagnóstico da geração e do tratamento de resíduos, bem como sobre políticas relacionadas aos resíduos sólidos urbanos; uma mesa com falas sobre experiências práticas de coleta seletiva e atuação de cooperativas e associações de catadores/as de materiais recicláveis de Cruz Alta, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas. Também haverá espaço para debates e devidos encaminhamentos.
É inadiável a discussão ampla sobre a temática dos resíduos sólidos urbanos, a coleta seletiva, a educação ambiental e o fortalecimento das organizações dos/as catadores/as de materiais recicláveis. O seminário é um espaço propício para isso e aberto à participação de toda a comunidade.