21ª MPU

Seminário de Extensão promove ações e apresenta trabalhos em áreas temáticas

Evento integra programação da Mostra da Produção Universitária, em outubro

Um espaço para divulgar, promover e acompanhar as ações de extensão e apresentar trabalhos nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Assim é o 25º Seminário de Extensão, que integra os eventos da programação da 21ª Mostra da Produção Universitária.

"A MPU é um evento voltado exclusivamente para que os estudantes apresentem os seus trabalhos e participações em projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, e agora também de inovação tecnológica. O Seminário de Extensão nasceu com esse intuito, de criar um espaço de divulgação das ações de extensão e, ao mesmo tempo, de ser esse espaço de experimentar", analisa o diretor de Extensão da FURG, André Lemes. "Só a partir daí já temos a importância desse evento, de ser esse lugar onde podemos fazer uma prestação de contas daquilo que produzimos em extensão na FURG, e de ser esse espaço de aprendizagem para os nossos estudantes. Ele é também um um espaço de interlocução entre os diferentes projetos, as diferentes áreas do conhecimento e e as diferentes produções a partir da extensão universitária", completa.

As inscrições para apresentadores de trabalhos podem ser feitas até o dia 25 de julho de 2022, no site da MPU. No ano passado, mais de 150 trabalhos foram inscritos e apresentados no Seminário. Este ano, com a retomada das atividades presenciais dos projetos de extensão, a expectativa é que esse número possa ser superado. "Há um movimento muito forte em curso em torno da extensão universitária, e eu tenho certeza de que isso terá um impacto extremamente positivo na formação dos nossos estudantes", prevê Lemes.

Metodologia e troca de experiências
A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na Região Sul gaúcha, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Em sua 21ª edição, a mostra traz como tema “Educar em tempo de (in)certezas: transgredir, ousar, esperançar”. O evento será realizado de modo remoto entre os dias 19 e 21 de outubro, com apresentação de trabalhos online e síncronos, abertura e encerramento de forma presencial e oficinas nas duas modalidades, presenciais e online.