DEBATE

Secretário de Relações Internacionais da FURG participa de Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas

A sessão contou com o formato de webinar visando debater o tema “Planejamento Espacial Marinho”

Entre os dias 28 de abril e 22 de maio acontece a segunda edição do Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas, proposto pela rede de cooperação PainelMar. Considerando o atual cenário de pandemia de Covid-19, essa edição conta com o formato de webinar, tendo como objetivo discutir os resultados apresentados pelos Times Pesquisa-Ação.

Nesta quarta-feira, dentre outros convidados, o professor do Instituto de Oceanografia (IO) e secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, participou de uma palestra para debater o tema “Planejamento Espacial Marinho”.

Além do docente da FURG, a sessão webinar contou com a presença dos debatedores Michele Quesada, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, Julliet Corrêa, anfitriã do Time, oceanógrafa e mestre em Gerenciamento Costeiro, Rodrigo Carvalho, representando a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, e Javier Garcia Sanabria, professor da Universidad de Cádiz e coordenador do módulo “PEM” do Mestrado Oficial de Pós-graduação em Gestão Integrada de Áreas Costeiras.

Os debatedores abordaram temos como “O que é Planejamento Espacial Marinho?”, “Qual é a sua importância e sua situação no Brasil?”, “Quais os principais atores envolvidos?”, “Quais estudos/experiências nacionais publicados recentemente?”, entre outros.

O evento

O 2º Seminário Inter-Redes parte do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), que visa oferecer aos membros do PainelMar uma estratégia de ação conjunta para alavancar e dinamizar uma rede de profissionais na atuação em políticas públicas voltadas para a zona costeira e marinha. Nessa edição, a sessão webinar tem uma estrutura de apresentação, boas vindas, acordos e orientações tecnológicas para o bom andamento do webinar, seguida da apresentação da Síntese Temática, arguição com debatedores e participantes e, por fim, as considerações finais.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Reinter.

Cartaz