ILA

Sarau de Criação Poética encerra curso livre no Auditório das Pró-reitorias

Evento contou com a participação de professores da pós-graduação em Letras

Foto: Divulgação

Aconteceu na terça-feira, 5, no Auditório das Pró-reitorias, o Sarau de Criação Poética que culminou o Curso Livre "Autopoética: Mulheres no Espelho", oferecido pela Pós-graduação em Letras e ministrado pela professora Aimée G. Bolaños entre 17 de outubro e 5 de dezembro, em oito encontros nos quais a reflexão sobre autopoética e o próprio fazer poético estiveram muito presentes. Uma experiência integral, tanto intelectual como sensorial, compartilhada.

O Sarau foi mediado pela aluna do curso, técnica administrativa em educação da FURG, pedagoga Lilian Ney, poeta, escritora e agitadora cultural. Contou com a participação de professores da pós-graduação em Letras e de todos os alunos do Curso Livre, assim como da professora Aimée, também escritora de ficção. Este evento, que a mediadora denominou como "uma celebração poética", encerrou "com reticências" o curso. "Com reticências porque as motivações continuam no grupo formado ao calor do curso que escreve poesia aberta ao imaginário e à experiência na expressão do mundo, de nós e das nossas trajetórias nessa caminhada".

Além das leituras de poemas nascidos ou desengavetados durante o curso, contamos com a leituras de poemas de poetas de destacada trajetória criativa: Maria Carpi, Ivonne Sánchez-Barea, Lady Rojas, Gabriela Porto Alegre. Também participaram o professor e poeta Adail Sobral, coordenador da pós-graduação em Letras e a secretária da referida pós-graduação Isabel Mendes Faria, assim como a professora Luciana Coronel. Completando a programação, um varal de poemas estará disponível para leitura no prédio do Instituto de Letras e Artes (ILA), a partir de segunda-feira, 11.