AUTOCUIDADO

Residentes da UBSF Caic criam paródia sobre prevenção

Vídeo foi organizado pela equipe em alusão ao Março Lilás

Para celebrar o mês alusivo às mulheres, residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da FURG, criaram uma paródia para chamar a atenção do público feminino sobre a importância do autocuidado e da prevenção do câncer do colo uterino.

A ação contou com a participação da equipe que atua na Unidade Básica de Saúde da Família do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). O vídeo está disponível nas redes sociais da unidade.

A RMSF integra o ensino da pós-graduação lato sensu da FURG. Profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia e Educação Física realizam a formação durante dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. A gestão compartilhada, atualmente composta pelas professoras Daniele Acosta (EEnf), Ceres Arejano (ICHI) e Alan Knuth (IE), reforça que a parceria entre FURG e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é fundamental para a qualificação da formação em serviço.

A residência é pautada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades e realidades locais e regionais, sendo que a formação prática ocorre em duas UBSF do município e a formação teórico-prática nos espaços da universidade.