MEC

Reitora participa de encontro com ministro da Educação

Reunião teve como pauta o bloqueio de verbas para as universidades

Foto: Andifes

A reitora Cleuza Maria Sobral Dias participou do encontro entre a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o atual ministro da Educação Abraham Weintraub. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 16, em Brasília, e tratou principalmente do bloqueio de verbas para universidades e institutos federais.

De acordo com a reitora Cleuza Dias, a agenda com o ministro foi pensada para apresentar um panorama das universidades e como estas instituições estão inseridas nos municípios e regiões a que fazem parte. Ao mesmo tempo, os reitores demonstraram as dificuldades para manter as instituições – afetadas duplamente no orçamento com o contingenciamento e, mais recentemente, com o bloqueio de 30% sobre as verbas de custeio e capital.

“Pedimos a liberação de limites orçamentários que estão contingenciados para que possamos cumprir os compromissos ainda no mês de maio e junho. Mas não foi nos dada a previsão desta liberação. As manifestações do ministro nos deixam preocupados pela proposta de manter a redução dos investimentos na educação, apontando para possibilidades de que a universidade busque financiamentos próprios para a sua manutenção”, disse.

À tarde, na sede da Andifes, foi apresentado à imprensa o resultado da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Entre outros dados, o estudo mostra que 70,2% dos estudantes têm renda de até um salário mínimo e meio – considerados com baixa renda. Em entrevista para o site da Andifes, o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo e presidente da entidade, Reinaldo Centoducatte, afirmou que “a pesquisa corrobora o papel social das universidades a serviço do Brasil, auxiliando políticas públicas e contribuindo para o crescimento do país”.

Além da questão orçamentária, os reitores trataram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), política econômica e nomeação de reitores.

 

 

Galería

Reitora da FURG sentada a mesa na reunião da Andifes.

Reitora vai a Brasília para encontro com ministro da Educação.

Andifes