RELAÇÕES INSTITUCIONAIS  

Reitora cumpriu agenda em Brasília com tratativas junto ao MEC e participação no Cograd 2025

Acompanhada da pró-reitora Simone Freire, Suzane tratou sobre recursos para conclusão de obras e temas pertinentes à graduação

Foto: Divulgação

Nesta última terça e quarta-feira, 11 e 12, a reitora Suzane Gonçalves e a pró-reitora de Graduação, Simone Freire, estiveram em Brasília para participar da primeira edição do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) de 2025; a ação foi realizada na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em paralelo, a gestora da Universidade reuniu-se com representantes do Ministério da Educação (MEC) para tratar sobre recursos para a conclusão das obras do novo campus de São Lourenço do Sul.

MEC

A reitora abriu sua agenda na capital do país em um encontro ao lado do prefeito do município de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten, e a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Maria Francisco. O encontro serviu para tratar sobre a liberação de recursos complementares destinados à finalização das obras de salas de aula e projetos técnicos para a licitação da Casa do Estudante e do Restaurante Universitário, além do montante necessário para a construção dos laboratórios necessários para que os cursos de graduação possam operar no novo campus da FURG em São Lourenço do Sul.

Segundo Suzane, a reunião foi muito produtiva, pois reafirmou o compromisso da prefeitura municipal em apoiar a implantação do campus, por meio da busca de recursos para garantir, também, o devido acesso até o local do campus. “Também tivemos um retorno positivo do MEC em nos apoiar com a liberação de recursos para finalização da obra. O nosso foco é conseguir concluir o prédio, que já está em fase de finalização, para que possamos dar o próximo passo e estruturar este novo espaço de modo que os cursos consigam desenvolver suas atividades”, apontou a reitora.

Com a liberação dos recursos, o avanço da conclusão da obra deve acontecer ainda ao longo deste ano.

Cograd

Realizado pela Andifes em sua sede, em Brasília, a primeira edição do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd) de 2025, reuniu diversos reitores, pró-reitores e representantes das pautas voltadas à graduação para debater temáticas importantes para a área, como o processo do Sisu, as novas diretrizes para as licenciaturas e os seus impactos nos currículos, além disso, o espaço também fomentou o diálogo sobre os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação.

“Acompanhei junto da pró-reitora Simone os debates no Cograd; o evento contou com a participação de representantes do MEC, e se constituiu como um espaço profícuo também para o debate sobre especificidades de cada instituição no campo da graduação. Na ocasião também conversamos sobre as diretrizes de formação de professores, que envolve questões como alterações curriculares nos cursos de licenciatura, respeitando a autonomia das universidades e os projetos institucionais de formação de professores, aliados ao compromisso da universidade pública com a escola pública”, destacou Suzane.

 

Galería

Acompanhada da pró-reitora Simone Freire, Suzane tratou sobre recursos para conclusão de obras e temas pertinentes à graduação

Divulgação