INVESTIMENTO

Reitora Cleuza assina contrato para obras de novo prédio em São Lourenço do Sul

Reunião realizada nesta sexta, 8, marca o início do novo campus da FURG

Foto: Fernando Halal/Secom

Na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias assinou contrato junto à empresa IBH Construções Ltda. para construção do primeiro prédio do novo campus de São Lourenço do Sul. Atualmente, as atividades da universidade no município ocorrem em prédio cedido pela prefeitura e prédios locados.

O contrato, assinado pela reitora e pela representante da empresa, Inara Huckembeck, formaliza a execução do prédio que ficará no novo local do campus, no bairro Banhado Grande em São Lourenço do Sul, em área doada à universidade. O documento estabelece também o orçamento da obra, de R$ 4.329 mil, e o prazo de execução de 540 dias.

Em seu último ato como reitora da universidade, Cleuza ressaltou a satisfação e a importância do momento. “Para nós é um momento muito importante e muito esperado, é um marco para nossa gestão. Eu fiz questão de assinar esse contrato pela importância que ele tem para o desenvolvimento da FURG e do município de São Lourenço do Sul”, disse. A reitora ainda enfatizou a “expectativa de que tudo ocorra bem, dentro do prazo, porque estamos lidando com um patrimônio da sociedade”.

O vice-reitor Danilo Giroldo salientou que a construção do prédio com salas de aula e área administrativa é o início de um processo fundamental para identificação da comunidade universitária do município com a universidade. “O Campus São Lourenço do Sul tem uma ligação com o desenvolvimento territorial, gestão de cooperativas, agricultura familiar, agroecologia e educação do campo. Então, é muito importante que ele tenha uma identidade, para associar a essas características”, afirmou.

Danilo também comentou sobre os próximos passos para o campus, a partir da nomeação da nova administração superior da universidade: “Um dos grandes desafios da nossa gestão é a questão de infraestrutura. Estamos comprometidos a trabalhar para captar recursos e consolidar toda a nova área do campus de São Lourenço do Sul”.

A equipe diretiva do Campus São Lourenço do Sul participou da reunião de forma virtual. O diretor, Eduardo Volgemann, falou do momento singular para a história do campus. “É algo que almejamos há quase dez anos. Diante das adversidades conseguimos começar 2021 com uma boa notícia e encerrar o mandato da professora Cleuza com um momento memorável. Estamos promovendo o crescimento do campus e vendo a FURG crescer”, disse. A vice-diretora Adriana Salamoni também celebrou a conquista do campus e da universidade.

Rafael Rocha, pró-reitor de Infraestrutura, falou da importância e necessidade de trabalhar com empresas comprometidas com o setor público, que saibam valorizar essa característica. O pró-reitor de Planejamento e Administração, Mozart Martins Filho, também reafirmou o compromisso da pró-reitoria no acompanhamento e na fiscalização das obras.

A empresa IBH Construções, que tem sede em Pelotas, já realizou diversas obras para o setor público, incluindo laboratórios para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Prefeitura Municipal de Pelotas e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

O Campus São Lourenço do Sul

Em 21 de dezembro, um painel online comemorou os dez anos de atuação da FURG em São Lourenço do Sul. O início das atividades foi em 2010, resultado da adesão da FURG ao Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007 e que levou à criação de três novos campi da instituição: além de São Lourenço do Sul, também em Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. A participação no programa também permitiu a ampliação dos cursos, contratação de pessoal e ampliação da estrutura em Rio Grande, num momento de expansão do ensino superior público no país. 

 

Galería

FURG e IBH Construções Ltda. assinam contrato para obras no novo campus em São Lourenço do Sul

Fernando Halal/Secom