RECONHECIMENTO

Reitor em exercício recebe Selo OAB Recomenda em Brasília

Distinção é entregue de três em três anos para os melhores cursos de direito do país

Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira, 16, o reitor em exercício, Renato Duro, esteve em Brasília para receber o Selo OAB Recomenda em sua 7ª edição. A distinção, entregue a cada três anos, busca contemplar os melhores cursos de direito do país, de acordo com critérios da Ordem dos Advogados do Brasil, com base na taxa de sucesso nas provas do Exame da Ordem.

O Selo OAB Recomenda

O Selo OAB Recomenda foi instituído em 2001 e chega à sua sétima edição neste ano. Tradicionalmente, os trabalhos sempre são conduzidos por uma Comissão Especial para elaboração dos critérios e análise dos dados, que é composta por membros da própria OAB nomeados para a função.

Essencialmente, a distinção combina dois critérios – o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/Inep) e o índice de aprovação no Exame de Ordem, especialmente nas últimas cinco provas aplicadas. Nesse sentido, o selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil. Nesta edição, dos 1.255 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 192 foram reconhecidos.

Para o Renato “A outorga do Selo OAB Recomenda ao Curso de Direito da FURG representa um grande reconhecimento nacional e reforça a qualidade do ensino jurídico crítico e reflexivo, bem como o conhecimento técnico-jurídico desenvolvido ao longo dos anos. Essa conquista é fruto de um dedicado esforço de discentes, docentes, Técnicos-administrativos em Educação, Coordenação e NDE do Curso e da Faculdade de Direito, que firmam um compromisso com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada”, declarou o reitor em exercício.

De acordo com Felipe Wienke, coordenador do curso de Direito na FURG, além da importância na aferição da qualidade de cursos jurídicos no país, a distinção destaca a constância dessa qualidade. “O curso de Direito da FURG recebe este prêmio desde sua segunda edição, em 2004. Esse dado demonstra a seriedade e a relevância do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade de Direito (Fadir) no cenário do ensino jurídico nacional”, destacou o professor.

Ainda em sua análise, o coordenador ressalta o extenso trabalho que ainda resta pela frente, no que tange o aprofundamento da qualidade do curso, bem como, na manutenção da vocação no diálogo com os direitos humanos e com a justiça social. “Em fevereiro de 2022, o curso concluiu uma importante reforma curricular, incorporando ao debate novos ramos do direito e consolidando a tradição extensionista da FURG. Temos responsabilidade em preservar a qualidade de um curso com mais de 60 anos de atividades ininterruptas, mantendo-nos abertos e atentos para as mudanças socioambientais, políticas e jurídicas da sociedade contemporânea", concluiu Felipe.

 

Galería

FURG recebe a distinção desde a segunda edição, em 2004

Divulgação