O projeto de extensão Tubarões de Mochila participou, no dia 14 de julho, do webinário "Os Tubarões em Angola: Um Enigma". O evento foi organizado pela Fundação Kissama, de Angola, pelo Dia Internacional para Conscientização sobre Tubarões (Sharks Awareness Day).
Entre os participantes, também estiveram presentes Elasmo Project, Escola Azul e Angola Elasmo Project, entre outras instituições e ONGs que trabalham em ações de extensão direcionadas à criança, na temática da conservação dos tubarões.
O Tubarões de Mochila recebe apoio do "Projeto Salvar: Ciência para conservação de tubarões e raias do Sudeste Sul do Brasil". A realização do "Projeto Salvar é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Petrorio, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF/RJ), com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Além disso, conta com uma aluna do curso de Ciências Biológicas/Bacharelado da FURG, que é bolsista do projeto Tubarões de Mochila.
Os tubarões estão presentes nos oceanos há mais de 400 milhões de anos e vêm sendo capturados indiscriminadamente. Mais de 400 espécies de tubarões estão ameaçadas de extinção e as principais ameaças a esses animais estão relacionadas a atividades pesqueiras.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.