MULHERES NA CIÊNCIA

Projeto Tribogirls promove reunião com estudantes e familiares

Iniciativa busca promover a inserção de meninas e mulheres em áreas como ciências exatas e engenharias

Foto: Fernando Halal/Secom

A coordenação do projeto Tribogirls promoveu uma reunião no prédio do curso de Engenharia Mecânica, no último dia 25. Estiveram presentes a coordenadora Dinalva Salles e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Daiane Dias, além de professores e professoras da FURG e do IFRS.

O projeto é uma ação interinstitucional que reúne sete universidades brasileiras e o Inmetro com o objetivo de promover o interesse, formação e protagonismo de meninas e mulheres em áreas como ciências exatas e engenharias, em especial a Tribologia.

"A esperança é que (o projeto) traga muito mais desse olhar feminino para as ciências exatas e da engenharia. Estou realmente bem feliz de estar vendo tantas mulheres na engenharia, porque eu dou aula para a Engenharia Mecânica, onde somos poucas mulheres. Então, como docentes, estamos sempre construindo e buscando criar um ambiente em que vocês se tornem cada vez mais empoderadas para o futuro da tecnosciência", afirmou, às meninas e mulheres presentes, a professora Dinalva.

O projeto enfrenta um grande desafio da sociedade: o ingresso de carreiras nas áreas da ciência, tradicionalmente vistas como masculinas, e inclusão étnico-racial. Essa realidade pode ser mudada por meio do incentivo ao envolvimento de meninas pertencentes às classes étnico-racias mioritárias, desde as fases iniciais da educação até o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.

Assim, o Projeto TriboGirls tem o intuito de ampliar a participação de meninas, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, no ingresso, na formação, na permanência e na ascensão no meio científico e tecnológico multidisciplinar.

 

 

Galería

Iniciativa busca promover a inserção de meninas e mulheres em áreas como ciências exatas e engenharias

Fernando Halal/Secom