SOS Enchentes

Projeto de Extensão S.O.S. Enchentes da FURG-SAP entrega doações para comunidades Quilombolas e São Lourenço do Sul

Entrega foi articulada pela vice-direção do campus SAP e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

 

O projeto de extensão S.O.S. Enchentes RS é uma ação desenvolvida no campus da FURG do Campus de Santo Antônio da Patrulha, desde o início de maio deste ano, a partir de uma iniciativa as alunas Ana Beatriz do Amaral, Gabriele dos Santos, Mariana Gonçalves e Samantha Loeschener. Com a supervisão da vice-diretora, Darlene Webler, as doações têm beneficiado muitas pessoas e famílias da região metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos, especialmente Canoas, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, atingidas pelas enchentes deste ano.

Nos dias 25 e 26 de junho, através de uma articulação entre Darlene, o Pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Daniel Porciúncula Prado e a assessora da Reitoria, Letícia da Costa Chaplin, foram encaminhadas duas cargas de donativos às comunidades quilombolas e demais entidades de São Loureço do Sul, no micro-ônibus da FURG, em um apoio entre os Campi de Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

A primeira carga, carregada na terça-feira, 25, continha de roupas de inverno, cerca de 40 cobertores e materiais de limpeza. Já na segunda, os itens entregues foram alimentos (quase 300kg de arroz, mais de 100kg de feijão, óleo, massas, leite em pó e etc.), produtos de higiene (papel higiênico, pastas e escovas de dente, sabonetes, xampu e condicionador) e calçados.

O direcionamento dessas cargas para São Lourenço do Sul, dá início ao encerramento do ponto de coleta no campus patrulhense, que já entregou toneladas de doações, vindas de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e diversas outras cidades do Rio Grande do Sul, além do apoio da comunidade local. Com o retorno do calendário acadêmico e aproximação do fim da greve, o espaço ocupado pelas doações precisa ser liberado para os alunos e os professores retomarem as aulas.

Das seis salas que serviam como depósito e triagem, hoje apenas uma está sendo usada para guardar os donativos (em sua grande maioria, roupas) que, em breve, serão destinados para o Sindicato dos Sapateiros e das Sapateiras de Novo Hamburgo, através do Projeto “Trocas. Este projeto ajuda mensalmente comunidades carentes da região dos Vale dos Sinos, possibilitando às pessoas fazerem trocas de roupas por alimentos, itens de higiene e etc., sem mensurar valores.

Paralelo a esta ação, o projeto S.O.S Enchentes de SAP, ainda está encaminhando kits escolares e de biscoitos para crianças nos bairros de Canoas e São Leopoldo, em negociação com as escolas que foram atingidas pela tragédia.

São Lourenço do Sul

Conforme informações do diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, as doações serão entregues no Quilombo Rincão das Almas, no Lar dos Velhinhos Santo Antônio, na Casa do Estudante Universitário (CEU) e em uma aldeia indígena em Camaquã. As garrafas de água serão entregues para a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.

Devido ao uso da viatura da universidade, as distribuições serão realizadas na próxima segunda-feira (1) e sexta-feira (5). Para Vogelmann, o apoio prestado à comunidade é extremamente importante, considerando a tragédia climática, como uma forma de ajudar as pessoas a superarem esse momento.

“Nesse sentido, estamos buscando atender a todos os necessitados que, de alguma forma foram afetados, para auxiliar as famílias nessa retomada. Assim, a FURG tem desenvolvido várias ações como essas junto as comunidades em que está inserida, reforçando as ações que já desenvolve na região”, afirmou.

 

Galería

Entrega foi articulada pela vice-direção do campus SAP e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Fotos divulgação

Fuente: Claudia Laguna e Larissa Bueno