INTERAÇÃO

Projeto de extensão Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo chega à 6ª edição

Nesta sexta-feira, 25, evento ocorreu no formato presencial no Cidec-Sul

A terceira etapa da 6ª edição do projeto de extensão Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo ocorreu no período de 12 a 16 de novembro de 2022 em sua 3ª edição virtual, pelo site e pelo canal do YouTube do projeto de extensão. Nesta sexta-feira, 25, ocorre das 14h às 17h, de forma presencial no Cidec-Sul na FURG.

Até o início do mês de novembro, escolas municipais e estaduais do município do Rio Grande realizaram o envio de registros e vídeos dos projetos estudantis selecionados previamente nas feiras escolares.

O projeto de extensão VI Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo, coordenado pela professora Rafaele Rodrigues de Araujo, do Imef, com o apoio dos grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (Ciefi) e "INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisa sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO", tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na educação básica, através da promoção de Feiras das Ciências nas escolas. Este desenvolve atividades para execução de uma Feira das Ciências no município do Rio Grande/RS desde 2015. Dessa forma, com o apoio da universidade, pretende-se elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da educação básica, acadêmicos e docentes, articulando universidade e escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.

Esse ano, a 6ª edição do projeto da Feira das Ciências conta com a parceria da Secretaria de Município de Educação (Smed) e por isso, está inserida na semana do evento CriaRG Hackathon, de 24 a 26 de novembro, também na FURG. A Feira das Ciências tem duas formas de avaliação: a primeira virtual, de 12 a 16 de novembro, em que uma comissão avaliadora analisou os registros e vídeos enviados pelas escolas e a segunda presencial, dia 25 de novembro, em que também uma comissão realiza a avaliação dos trabalhos apresentados. A comunidade em geral está convidada a participar do voto popular que indicará os trabalhos destaques da Feira através de curtidas nos vídeos e de votação no momento presencial.

Neste dia 25, das 14h às 17h, estão sendo divulgados os destaques nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Meninas nas Ciências e Voto Popular. Nesta 6ª edição, o destaque Meninas nas Ciências está intitulado Prêmio Profa. Joanalira Corpes Magalhães. A professora homenageada é docente do IE e vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), além de pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies), atuando nas temáticas: gêneros, sexualidades, corpos, artefatos culturais, gênero e ciência.