A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) concluiu mais uma edição do Projeto Arte e Movimento, iniciativa idealizada e promovida pela Coordenação de Formação Continuada (CFC) com o objetivo de celebrar o Dia das Servidoras e dos Servidores. Lançado em 2024, o projeto busca criar espaços de acolhimento e convivência qualificados para quem constrói diariamente a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Aberto à comunidade universitária, com prioridade para servidoras e servidores, o Arte e Movimento também acolheu aposentados, estudantes e colaboradores terceirizados. Em 2025, o projeto ampliou significativamente seu alcance: passou de sete oficinas do ano anterior para 15 ações, entre presenciais e remotas, realizadas nos meses de outubro e novembro deste ano, contemplando práticas corporais, música, escrita, fotografia, atenção plena, saúde e debates culturais.
Nesta edição, foram oferecidas oficinas de: Dança Criativa, Defesa Pessoal, Mindfulness — Mente Plena, Fitdance, Escrita Criativa, Entre Sons e Silêncios: musicalização, Canto e prática instrumental coletiva, Ginástica e Alongamento, Caminhada Fotográfica, Yoga, Primeiros Socorros, Alimentação Saudável, Cinema e Educação, e Percussão – Ritmo Nyahbinghi. No total, 282 pessoas participaram das atividades, das quais 95%, aproximadamente, eram servidoras e servidores. As oficinas de Yoga, de Defesa Pessoal, e a Caminhada Fotográfica foram as mais procuradas.
Celebração coletiva
Como parte da programação, o projeto promoveu o Sextou do Servidor, realizado no Cidec. A tarde foi dedicada à música e às artes, seguida de uma confraternização no saguão, criando um espaço de troca, celebração e fortalecimento dos laços entre quem atua na Universidade.
O Arte e Movimento também está alinhado ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da FURG, que reconhece a importância de ações contínuas voltadas ao bem-estar, à cultura, à expressão e ao cuidado como dimensões essenciais para o desenvolvimento dos servidores públicos.
A equipe da CFC já pensa nos próximos passos do Arte e Movimento, com a intenção de ampliar experiências, linguagens e encontros. A cada edição, é renovado o compromisso de fortalecer vínculos, promover gestos de cuidado e criar espaços onde a arte, o corpo e a palavra tenham lugar.