Durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 24, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead), a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Formação Continuada (CFC); e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da sua Diretoria Pedagógica (Diped), promoveram o evento Pedagogia Universitária 2025: diálogos iniciais. A ação, voltada para docentes ingressantes, tem como objetivo aproximar a comunidade, fomentar o espírito de pertencimento e, sobretudo, oportunizar momentos de diálogo para a melhoria dos processos de ensino, discutindo a aprendizagem dos estudantes, a dimensão política e o compromisso social da universidade pública.
De acordo com a coordenadora do CFC, Luciana Duarte, normalmente o evento é realizado anualmente, porém, em 2024, devido à greve deflagrada durante o primeiro semestre e à enchente de maio, a atividade precisou ser adiada. “Uma particularidade dessa edição é que ela conta com a participação de docentes que ingressaram na FURG desde junho de 2023”, explica.
Em sua fala durante a abertura do evento, a reitora Suzane Gonçalves destacou a importância de discutir o fazer acadêmico entre os professores, buscando a melhoria e a atualização dos processos de ensino para que não só seja possível oferecer ensino, pesquisa, extensão e inovação de excelência, mas também humanizar o processo docente que, por vezes, acaba por se tornar solitário. “É com grande alegria que damos início a esse encontro. Hoje se inicia um momento que marca não apenas uma etapa da carreira docente, mas também um tempo de escuta e integração, de trocas profundas e, sobretudo, de humanização do processo de ensino e aprendizagem”, destacou a gestora.
Em razão da brevidade do evento - que se estende também ao longo desta quinta-feira, 25 - não é possível tratar todas as possibilidades da carreira docente na FURG - tampouco todas as especificidades de cada curso. Sendo assim, tanto Prograd quanto Progep elencam temas para abordar durante o encontro. Após a fala da reitora, o Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume) apresentou a história da instituição, incluindo registros dos 56 anos de trajetória da Universidade.
Ainda ao longo do primeiro dia foram realizadas duas mesas redondas sobre o fazer docente, sendo uma ministrada pelos professores Felipe Kessler, da Escola de Química e Alimentos (EQA), e Cristiano Engelke, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), e mediação da pró-reitora de Graduação, Simone Freire, abordando os diferentes papéis ao longo da carreira de um professor universitário. A segunda abordou o tema da acessibilidade e inclusão no ensino superior, realizada pelas professoras Renata Cristina Rocha da Silva (da Universidade Federal de Pelotas - UFPel) e Eliana da Costa Pereira de Menezes (da Universidade Federal Santa Maria - UFSM) e mediação da secretária de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Ana Furlong.
Além das mesas, a programação também contou com falas sobre a carreira docente e as especificidades do estágio probatório. No final do dia, a Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid) apresentou as políticas de prevenção e enfrentamento ao assédio; ações afirmativas da FURG; acessibilidade e inclusão.
No segundo dia de atividades, a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho, promoveu uma palestra sobre o impacto da Inteligência Artificial no cotidiano. Em seguida, a professora Luciane Morales palestrou sobre mídias e ferramentas digitais para a sala de aula nas diversas áreas do ensino superior. Ainda nesta tarde, o evento contou com a palestra da equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sead), realizada pelo secretário, Daniel Silveira; pela professora Joanalira Magalhães e pela técnica Daniele Jardim, sobre as diversas possibilidades da EaD e as ofertas de formações para docentes relacionadas às tecnologias digitais. No encerramento, o Comitê Gestor de Saúde Mental da FURG ofereceu uma formação sobre Primeiros Cuidados Psicológicos.
Com a iniciativa, a Universidade reforça a importância da formação e do aprimoramento pedagógico continuado, aplicados à qualificação do ensino superior. Ações como essa destacam caminhos para o fortalecimento do vínculo entre professores e estudantes, destacando, sobretudo, a importância de uma educação superior gratuita e de qualidade, socialmente referenciada e em constante transformação para conversar – e enfrentar – os desafios da atualidade.