MÊS DA MULHER

Profissional do HU-FURG participa de evento sobre a saúde das mulheres da enfermagem

Atividade do Coren-RS debateu bem-estar físico e mental das trabalhadoras do setor

Foto: Coren-RS

 O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esteve representado no evento promovido pelo Conselho Regional de enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), alusivo ao Mês da Mulher. O encontro, com o tema “A Saúde das Diversas Mulheres da enfermagem Importa”, ocorreu no campus da Unisinos, em Porto Alegre/RS, no sábado, 22 de março. A atividade foi organizada pelas Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde das Mulheres, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e da Diversidade.
A enfermeira Priscila Cadaval, trabalha no Serviço de Atenção Especializada no Processo Transexualizador do HU-FURG e é membro da Câmara Técnica da Diversidade do Coren-RS, representou o hospital no evento. Ela destacou a importância do cuidado de enfermagem: “Após entrar em contato com o serviço transexualizador, identifiquei que havia algumas demandas específicas para a enfermagem no cuidado ao paciente trans”. E contou ter buscado apoio do Coren-RS e de enfermeiras com experiência na área: “O Coren nos convidou, após reuniões sobre o tema, para integrar a Câmara Técnica da Diversidade”.
Priscila foi participou da mesa de abertura do encontro e destacou a relevância para aprimorar a assistência prestada no HU-FURG no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Participar desse evento foi importante, tanto pelo reconhecimento profissional quanto pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos e instrumentalizar nossa prática assistencial, visando a um cuidado integral e humanizado aos pacientes trans”.
O evento reuniu profissionais para discutir a saúde mental e o bem-estar físico das trabalhadoras da enfermagem, setor composto por 87% de mulheres no Rio Grande do Sul. A programação incluiu palestras, debates e um espaço dedicado às práticas integrativas de saúde. A conselheira do Coren-RS, Luciane da Silva, destacou a importância de promover melhores condições de trabalho para as mulheres na enfermagem. “A enfermagem é a maior força de trabalho da saúde e, em sua grande maioria, formada por mulheres. Precisamos debater e promover ações que garantam melhores condições para essas profissionais, valorizando sua atuação e promovendo seu bem-estar físico e mental”, destacou.

 

 

Galería

Coren-RS