SAÚDE

Professores da Psicologia lançam e-book sobre os impactos da pandemia na comunidade universitária

Evento aconteceu no auditório do prédio da Psicologia, nesta quinta-feira, 7

Foto: José Silva/FURG

Reunindo textos escritos por estudantes da graduação, pós-graduação, residentes em programas de saúde da família, artistas, poetas e professores; o e-book “Narrativas da Pandemia de COVID-19: Experiências em Saúde Coletiva”, recebeu um evento de lançamento nesta quinta-feira, 7. A obra tem o intuito de debater os impactos causados pelo período, na perspectiva de diversas narrativas contadas pelos participantes. O material foi organizado pelas professoras da FURG Rita de Cássia Maciazeki-Gomes e Ceres Braga Arejano; junto à professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Stela Nazareth Meneghel.

Acesse o e-book clicando aqui.

Sobre a obra

Lançado pela Editora da FURG, o projeto é fruto de uma parceria entre o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marítimos (GESCEM/FURG); o Grupo de Estudos Rotas Críticas: Desigualdades Sociais, Generificadas e Racializadas - da UFRGS; e o Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/FURG) - na figura das professoras supracitadas. O e-book reúne, ao longo de mais de 300 páginas, uma série de relatos, experiências e olhares distintos sobre a pandemia e os seus impactos em diferentes áreas como a educação, a saúde, a socialização e assim por diante.

Dividido em duas seções temáticas: “Falando sobre experiências em serviços de saúde em tempos de COVID-19” e “Compartilhando experiências poético-expressivas em tempos de COVID-19”; a obra trata de temas como afeto, contato e proximidade por meio das telas; produção de cuidado mediada pelo uso das tecnologias digitais; e as ações tomadas durante a pandemia para reinventar o fazer diário nas mais diversas áreas.

Os textos da primeira seção destacam o desejo de enfrentar os medos, angústias e inseguranças geradas pela pandemia, agravados pelo negacionismo e pela má gestão de saúde pública em diversos lugares do mundo, como o Brasil. Na segunda seção, os textos compartilham experiências clínicas e educativas, enquanto registram reflexões sobre as possibilidades e impossibilidades de escuta, encontros e estratégias que proporcionaram coragem para seguir em frente.

Segundo as organizadoras, a obra nasce da necessidade de registrar e compartilhar as narrativas provenientes das experiências diárias de professores, estudantes e trabalhadores, durante o período pandêmico. “Aqui, tomamos a experiência como produção coletiva em sua construção discursiva, histórica e socialmente situada. O ato de narrar, por sua vez, produz um posicionamento político, enlace de um viver que se faz na relação com os outros. O “Registrar para não esquecer, narrar para compartilhar as experiências do viver”, sinaliza um esforço coletivo de dar visibilidade, refletir e problematizar o que se tem vivido”, escrevem as professoras na descrição digital do e-book.

Ainda de acordo com as organizadoras, a obra tem o objetivo de contribuir com o processo de registro, memória e narrativa das experiências em Saúde Coletiva, em tempos de pandemia; e dessa forma, a partir do conjunto de olhares, é esperado que as experiências compartilhadas no livro possam inspirar outras formas de resistência, existência e criação.

“A narrativa traz visibilidade a uma gama de experiências em Saúde Coletiva produzida em espaços de atenção e de formação, atravessados pela pandemia. Narrativas que compartilham desassossegos, dúvidas, medos e incertezas, como também, estratégias de reinvenção frente ao distanciamento social ou à ausência da presença física. O uso de tecnologias passou a ser acionado, em larga escala. Os encontros, conversas, grupos de acolhidas e trocas passaram a ser mediados pelas telas dos computadores e celulares. A construção de estratégias de comunicação, muitas delas inéditas até então, demonstraram a capacidade de trabalhadores, acadêmicos e professores de se reconstruírem a si mesmos e a seus processos de trabalho, frente aos impactos e efeitos devastadores da pandemia no sistema sanitário brasileiro”, destacou a professora Rita.

Sobre o lançamento

Marcando a disponibilização pública da obra, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 7, no auditório do prédio da Psicologia - no campus Carreiros -, o evento de lançamento do e-book. Na oportunidade, a professora Stela iniciou os trabalhos com uma palestra sobre a importância das narrativas e do trabalho de escuta junto à comunidade.

Em seguida, as três professoras promoveram uma roda de conversa, que contou, inclusive, com a participação de alguns egressos do curso que participaram da obra, contribuindo com suas narrativas.

“As histórias que compõem o e-book vêm para compartilhar e registrar essas experiências que a gente estava vivendo na graduação, nos estágios, na residência e no serviço de saúde; tudo isso inserido em um cenário bastante desolador, onde cada um de nós estava em casa, isolado, pensando em estratégias de como produzir enfrentamento para esse momento. O convite para integrar a produção deste material foi, justamente, a manifestação física de todo esse esforço coletivo para superar os desafios impostos pela pandemia”, comentou a Rita durante a roda de conversa.

Para Ceres, quando pensou na possibilidade de registrar suas inquietações em relação ao período pandêmico, a docente relata estar, ainda, muito impactada com a experiência resultante da prática de estágio em psicologia social, vivida ainda no começo dos primeiros casos no Brasil; ocasião que recorda: “quatro alunas começaram seus estágios e, na semana seguinte, recebemos todos a ordem de isolamento social; fomos todos cada um para sua casa, e lá permanecemos por um tempo”.

A professora destaca, ainda, que o momento foi muito difícil para ela, e, assim sendo, imagina também o impacto causado nestas quatro estudantes, prestes a iniciar um trabalho junto à comunidade, com uma série de expectativas. “Então, quando do surgimento dessa ideia as convoquei, no sentido de também as desafiar a construir uma narrativa sobre suas experiências nesse período”, rememora Ceres.

O livro, além de compartilhar as vozes e as histórias dessas pessoas – que viveram parte importante da sua carreira profissional e do seu período de formação em um contexto pandêmico -, também registra um importante período na história do mundo; contribuindo para que, no futuro, seja possível entender os contextos e os momentos vivenciados durante um cenário desafiador e complexo, especialmente para as áreas da saúde e da educação.

*Estagiária em jornalismo sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.

 

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José Silva/FURG