INDICAÇÃO

Professora Rita Rache é homenageada na 20ª MPU

Trajetória da docente reafirma o tema da extensão, abordado nesta edição

No segundo ano de isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, a Mostra de Produção Universitária (MPU) celebra a sua 20ª edição. Em caráter virtual, tal qual realizado no ano anterior, a iniciativa permanece como um importante momento para refletir o fazer acadêmico, contemplando diversos resultados de diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na manhã desta segunda-feira, 4, o reitor Danilo Giroldo e o vice-reitor, Renato Duro Dias, realizaram o convite – via videoconferência -, à professora Rita Patta Rache para ser a homenageada do evento.

Também estiverem presentes durante o ato os pró-reitores: Daiane Gautério, Daniel Prado, Danúbia Espíndola, Diego Rosa, Eduardo Secchi, Rafael Gonzales e Sibele Martins; a chefe de gabinete, Jacira Prado; e, representando a comissão organizadora do evento, o Diretor de Extensão, André Lemes. O tema desta edição é voltado para a extensão universitária, campo para o qual a professora Rita Rache dedicou sua trajetória profissional, reverberando marcas, também, na história da universidade.

O convite

Durante sua fala, ao realizar o convite, Giroldo destacou o quanto a homenageada contribui para o avanço da FURG no campo da extensão universitária. “É uma honra muito grande para mim poder prestar essa homenagem a você nesta 20ª edição da MPU, que de forma muito simbólica, terá a extensão universitária como destaque. Você é uma grande referência para mim e para a FURG tanto na gestão quanto na vivência da extensão”. A 20ª edição da Mostra de Produção Universitária traz o tema “Entre memórias e reinvenções: resistências que transformam”, e acontece de 24 a 26 de novembro.

O vice-reitor lembra, em sua manifestação, a importância de fomentar o debate acerca da extensão pensando, também, no debate curricular que propõe a adesão de atividades extensionistas em caráter obrigatório. “A gente fica muito feliz com essa homenagem, e também, torcemos para que este seja o último ano de MPU virtual. Além disso, é um ano importante, pois celebra o vigésimo aniversário da mostra, e neste período, retomando o debate sobre a introdução da extensão no currículo acadêmico, dar visibilidade à extensão é essencial”, disse Renato.

O aceite

Após aceitar o convite, emocionada, Rita relembra alguns passos de sua caminhada profissional na extensão e ressalta a importância das ações extensionistas no contexto universitário. “Eu agradeço muito. Não tem muito como não aceitar essa homenagem; por várias razões, mas sobretudo porque a extensão na FURG é um espaço onde eu sinto que me constituí como professora”, explica a docente.

Para Rita, as atividades extensionistas promovem mais do que o contato direto com a comunidade externa; faz pensar sobre a universidade, seu papel social e como é possível impactar a sociedade e mudar realidades com o que é construído dentro dos muros da instituição. “Me vem na cabeça muita coisa, principalmente a história da extensão na FURG e as pessoas que me antecederam”, recorda.

Para a docente, a MPU é um espaço para refletir sobre o que se produz e como se produz com o conhecimento científico. “É um momento muito rico e gratificante. Meu entendimento é que a gente precisa manter a universidade como um espaço plural e de experimentação, que a gente possa fazer coisas, abrir caminhos e nunca perder isso de vista”, declara Rita.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, aproveitou o momento para salientar a dedicação e o empenho da professora no campo da extensão. “Eu lembro da Rita, não só como artista - trabalhando a extensão na arte -, mas também da Rita que envolvida com a escola básica, da Rita que faz extensão ambientalista. Sem dúvida alguma foi um grande nome para marcar o quão importante a extensão é para esta edição da Mostra”.

Em nome da Comissão organizadora da MPU, André Lemes demonstrou a felicidade em homenagear Rita. “Teu nome é sempre lembrado por tudo que tu significas na extensão da FURG e para o avanço da extensão no Brasil”. Segundo Lemes, especialmente nesta edição, representantes das 13 unidades acadêmicas poderão indicar uma pessoa que se destaque realizando atividades extensionistas para receber uma menção honrosa.GALLERY_CONTENT_START[{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2021/Institucional/04-10-21-homenagem-mpu-furg.png","description":"","title":"","caption":""}]GALLERY_CONTENT_END