AUTOCUIDADO

Proexc e SMS lançam dois vídeos da série Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- PICS

Iniciativa segue recomendação do Conselho Nacional de Saúde para melhor cuidados durante pandemia

 A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da FURG (Proexc), em conjunto com a Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande (SMS) e com o apoio da Secretaria de Comunicação da universidade (Secom), vem - em decorrência do cenário atual de distanciamento social -, organizando uma série de vídeos em formato de contação de histórias (storytelling) sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O material tem como objetivo informar a comunidade sobre práticas que podem auxiliar no autocuidado e promoção da saúde durante a pandemia. A atividade segue orientação do Conselho Nacional de Saúde, o qual recomenda – neste período de isolamento – a divulgação e orientação das PICS.

O primeiro vídeo da série trouxe a temática do coronavírus, com a colaboração de pesquisadores e estudantes que trabalham com biologia molecular. Na oportunidade, foram explicados conceitos sobre o que é, como ocorre a infecção, as diferenças nas testagens, e, também, orientações para evitar o contágio.

Continuidade

Na última quarta-feira, 3, foram lançados mais dois vídeos: “O que são as PICS?”, que traz um resumo das práticas já estabelecidas no SUS e nas unidades de saúde; e “Reiki como caminho para o autoconhecimento”, no qual é apresentada a prática, indicada para o fortalecimento do sistema imunológico uma vez que atua restabelecendo a saúde através do alinhamento da energia vital do corpo, reduzindo sintomas provocados por diversas doenças, melhorando a qualidade de vida.

Para assistir a série completa de vídeos explicativos sobre as PICS acesse o canal da FURG no YouTube clicando aqui!