INOVAÇÃO

Primeiro dia do CriaRG Hackathon leva grande público à Nova Rheingantz

Pavilhões reúnem atrações interativas, palestras temáticas e muito aprendizado

Foto: Fernando Halal/Secom

A terceira edição do CriaRG Hackathon teve início na manhã desta terça-feira, 13, nos pavilhões da Nova Rheingantz. A grande final da disputa acontece ao longo dos três dias do evento, com a participação de dez projetos selecionados.

O CriaRG oferece atividades ligadas à ciência, inovação, criatividade e educação. Um grande público de dezenas de escolas da rede pública foi prestigiar a cerimônia de abertura.

"Este é um projeto que faz muito sentido para a juventude. O jovem quer transformar, ele não pode se conformar com a realidade como ela está. É preciso trabalhar para enfrentar os problemas de uma sociedade profundamente injusta e cheia de problemas. E o que esse evento traz é justamente a transformação apoiada no conhecimento", disse o reitor Danilo Giroldo, durante a cerimônia. "Inovação é isso: é conseguir diagnosticar os problemas, entendê-los, aplicar o conhecimento e propor uma solução que seja efetivamente viável. Não há caminho para a transformação que não seja o conhecimento, e vocês serão os agentes nisso", completou o reitor, que também recordou o início da implantação da Innovatio, incubadora de empresas de base tecnológica, no ambiente da universidade, dez anos atrás.

Os projetos finalistas do hackathon foram selecionados durante o CoCriaRG, que aconteceu no início de agosto no Oceantec – Parque Científico e Tecnológico da FURG. Durante três dias, grupos de alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal viveram uma imersão com mentorias e pitchs para desenvolverem e apresentarem as suas ideias. Após a avaliação da banca, foram definidos os dez finalistas que disputarão prêmios de até R$ 2 mil nesta semana.

Além de palestras temáticas, estudantes e professores encontram uma série de atividades interativas durante o evento. Diariamente, das 9h às 17h, o Museu Itinerante da PUCRS estará aberto para apresentar o universo da ciência em uma experiência diferenciada. Há também espaços dedicados à Equipe de Robótica FBOT e do robô Boris, ao projeto Vida Urgente, da Fundação Thiago Gonzaga, e ao Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, entre outros.

Programação
Nesta quarta-feira, 14, às 14h, o especialista em projetos de inovação Ciro Vives apresenta a palestra “A revolução da comunicação até a inteligência artificial”.

Os participantes do CriaRG ainda poderão acompanhar a educadora financeira Dina Prates, especializada em finanças pessoais e para pessoas empreendedoras, na palestra “Do sonho à realidade: Construindo seu futuro com Educação Financeira”. A apresentação acontece no dia 15, às 9h.

O anúncio dos vencedores do hackathon acontecerá também na quinta-feira, 15, às 14h. Logo em seguida, será o momento de descontrair e comemorar com a presença do ROBOXX e Mímicos. Antes da premiação, a DJ Ametista vai animar o público com um line-up especial.

Temas alinhados à ONU
Idealizado em 2022 pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, sob a coordenação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo do município, Lu Compiani Branco, o CriaRG se baseia nos temas alinhados aos 17 ODSs da ONU. A ideia é promover uma imersão dos alunos nos temas mais importantes, bem como estimular o contato com iniciativas inovadoras e desafios para o futuro através do hackathon.

 

 

Galería

Pavilhões reúnem atrações interativas, palestras temáticas e muito aprendizado

Fernando Halal/Secom