OPINIÃO

Prazo para comunidade universitária conhecer a proposta de Política de Segurança da Informação segue até dia 9

Através da consulta pública, interessados poderão ter acesso ao texto e registrar suas contribuições

Visando prioritariamente a proteção das informações e recursos tecnológicos na FURG, a Política de Segurança da Informação (PSI) estabelece princípios, objetivos, estruturas, processos e diretrizes gerais para preservação da integridade, disponibilidade, confidencialidade e autenticidade dos ativos de informação da Universidade. No que tange a normativas a serem estabelecidas, a Política descreve o conjunto de processos institucionais a serem formalizados para, primeiramente, classificar e tratar a informação e fazer a gestão dos ativos e recursos de TI. Uma vez identificados, os ativos devem possuir mecanismos de controle de acesso baseado em sua caracterização para proteção de ativos e mecanismos de backup de dados e informações.

Tendo identificado, classificado e controlado o ativo faz-se necessário o estabelecimento de processos formais de gestão de riscos de segurança para prevenção de incidentes para que quando estes ocorram, métodos de continuidade de operação sejam aplicados sem prejuízo para a Universidade e sua comunidade.

Por fim, são necessárias constantemente a atualização e modernização dos serviços ofertados e suas infraestruturas para melhor atendimento à crescente demanda em Gestão da Informação, sendo que processos para Gestão de Mudanças também devem ser estabelecidos pelas instituições no que tange às diretrizes da Política proposta.

Consulta Pública

Neste sentido, o Comitê de Governança Digital convida a comunidade universitária para conhecer e debater a proposta de política de Segurança da Informação da FURG (PSI-FURG). A consulta será́ realizada através dos sistemas FURG, em que se poderá́ ter acesso ao texto e registrar as contribuições até 9 de fevereiro às 23h59. Após sua aprovação nos Conselhos Superiores, a política deverá orientar e normatizar as diretrizes da segurança da informação da FURG, buscando a consolidação, continuidade e excelência das ações de Gestão da Informação.

A FURG conta com a participação da sua comunidade no processo de revisão desta política, enviando sugestões de melhoria, adequação e correções, para criação de um documento que reflita as características e necessidades da Universidade, aliados ao comprometimento de proteção da informação. A participação na construção desta Política é fundamental para que esta venha a ser o resultado de uma compreensão coletiva sobre o tema.

“A participação na consulta PSI é uma oportunidade da comunidade conhecer os processos e agentes relacionados a gestão da informação e a importância do tema para nossas atividades diárias", salienta Danúbia Espindola, presidente do Comitê de Governança Digital.

A matéria completa sobre o Comitê de Governança Digital está disponível no site da FURG neste link.

Minuta Política de Segurança da Informação