EAD

Pesquisa busca identificar demandas por especializações a distância

Comunidade pode auxiliar na definição de novas ofertas em 2022 para o Polo Rio Grande

Uma iniciativa estadual integrada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) propõe um instrumento de consulta à comunidade para conhecer as necessidades de formação a distância, em nível de pós-graduação. Dessa forma, interessados/as em cursar especializações em Instituições Públicas de Ensino, na rede do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), podem manifestar as suas demandas por formações, instituições e locais/polos por meio deste formulário eletrônico.

A pesquisa é desenvolvida pelo Fórum Estadual de Coordenadores de Polos UAB do Rio Grande do Sul. Conforme a coordenadora do Polo UAB Rio Grande (situado na estrutura na secretaria de Educação a Distância da FURG), Marisa Musa, o instrumento tem como objetivo "conhecer as demandas de formação inicial e continuada da comunidade gaúcha", para que, dessa forma, a instituição possa articular cursos a distância para o segundo semestre de 2022.

Com o resultado da pesquisa, a universidade poderá, mediante participação nos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (fundação gestora do Programa UAB, vinculada ao Ministério da Educação), postular oferta de cursos a distância que justamente atendam às necessidades identificadas.

FURG é Polo UAB
Além do oferecimento de cursos de graduação e pós em diversos municípios do Rio Grande do Sul, a FURG passou em 2018 a integrar o Sistema UAB na condição de polo associado. O polo é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância. A participação da FURG como polo permite a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância da FURG e de outras instituições integrantes do Sistema UAB na estrutura da própria Universidade.

O Sistema UAB, implementado pelo Ministério da Educação (MEC) no contexto de políticas públicas voltadas para a democratização e a interiorização do ensino superior, foi aderido pela FURG em 2007. A universidade já ofereceu desde então sete cursos de graduação e 15 especializações, em diversos municípios. O Polo Rio Grande, especificamente, já acolheu seis especializações, nas áreas de Educação em Direitos Humanos, Gestão Pública Municipal e Ensino de Matemática, Língua e Literatura, Ciências e Atendimento Educacional Especializado.