Os novos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG tomaram posse na última segunda, 15, no auditório da Secretaria de Educação à Distância (Sead). A Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), que é responsável por organizar os processos de avaliação da universidade, empossou os membros na primeira reunião com a nova formação. O encontro foi marcado também pela entrega do Relatório de Avaliação Institucional, feito pela gestão anterior, à reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias.
O diretor da DAI Luiz Eduardo Nery, ressaltou o trabalho efetuado pela equipe e agradeceu pelo envolvimento e engajamento de todos na elaboração do extenso relatório. “Hoje entregamos para a gestão da universidade os anseios, dados, números e perspectivas para os próprios anos”, avaliou Nery. Já a presidente da CPA Adriana Kivanski de Senna – que foi reconduzida ao cargo pelos próximos quatro anos, mencionou que o processo de avaliação é autônomo e independente. “O que se produz pela CPA a gestão usa para pensar e otimizar a administração. E temos a certeza que será levado em consideração no momento das tomadas de decisões”.
O pró-reitor da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), Mozart Tavares Martins Filho mencionou que a avaliação institucional é um processo significativo para o avanço da universidade e também um meio importante, para aqueles que participam do processo, de conhecer a FURG de forma mais profunda.
A reitora, ao receber o documento, comentou que “a FURG tem uma relação histórica com o processo de avaliação, pois desde o princípio não o fazemos apenas para cumprir um protocolo, e sim como um desejo da administração de qualificar o futuro da universidade”. Professora Cleuza agradeceu a equipe da CPA pela dedicação ao trabalho realizado e parabenizou a chegada dos novos membros da comissão.
Nova Gestão
Após a entrega do Relatório de Avaliação Institucional, o diretor da DAI relatou brevemente o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e aproveitou a oportunidade para explicar as mudanças pensadas para a próxima gestão. “Nossa intenção é manter um grupo diversificado e, para isso, a participação de todos os segmentos da universidade e representantes dos municípios no qual a FURG tem sede são de extrema importância. Vimos a necessidade de fazer ajustes no funcionamento da CPA, propondo mudanças em seu tamanho. Assim, aumentamos a participação externa dos municípios e instituímos alternância dos membros, onde uns ficam por dois anos e outros por quatro. Isso vai garantir a permanência e estabelecer uma cultura avaliativa na universidade”, finalizou ele. Representantes dos municípios de Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul participaram da reunião por vídeo conferência. Já os de Santa Vitória do Palmar estavam presencialmente na ocasião.
Confira no link abaixo os novos membros e os que permaneceram na Comissão Própria de Avaliação.