Melhorias

Novos equipamentos qualificarão atendimentos ambulatoriais do HU-Furg

Os investimentos beneficiam, principalmente, as áreas de Ginecologia e Obstetrícia

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu novos equipamentos para as unidades ambulatoriais do Hospital, qualificando mais de 30 mil atendimentos mensais. O investimento, de R$150 mil, foi viabilizado por meio da Emenda Parlamentar nº 3718, do deputado federal, Márcio Biolchi.  

Todo o processo de compra e pagamento foi coordenado pela Divisão Administrativa Financeira do HU-Furg. Já o Setor de Engenharia Clínica do Hospital, foi responsável pela análise técnica e de mercado, realizando a avaliação, junto com a unidade assistencial demandante, para aprovação conjunta dos itens e verificação se os equipamentos atendem às necessidades do HU-Furg. Além disso, o Setor realiza o recebimento, conferência, treinamento para uso, instalação e manutenção preventiva de todos os equipamentos. "Os aparelhos adquiridos visam substituir tecnologias obsoletas e adequar a quantidade de equipamentos para a Unidade da Mulher que abrange o Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia, a Maternidade e o Centro Obstétrico, bem como outras unidades ambulatoriais", destaca a chefe do Setor de Engenharia Clínica, Ana Marilia de Souza.  

 Uma das unidades mais beneficiadas foi a da Mulher, incluindo equipamentos como:  

- Colposcópio: Foram adquiridos três equipamentos para a realização de exames de colo de útero. A técnica é utilizada para identificação de indícios visíveis de tecido anormal, funcionando como um microscópio binocular iluminado para ampliar a visão do colo uterino, vagina, vulva e de superfícies, sendo indicado para a prevenção do câncer ginecológico. O HU possuía apenas um colposcópio para a Unidade da Mulher. Os novos colposcópios possuem monitor que permite à paciente acompanhar seu próprio exame, ou seja, possibilita que o médico mostre e comente as imagens do colo do útero, além de proporcionar maior conforto e segurança para paciente e aumentar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais. Outra vantagem, ligada ao Ensino, é que o aparelho permite que residentes e estudantes acompanhem a realização do exame e a explicação do preceptor. 

- Detectores Fetais: Foram adquiridos três detectores fetais de mesa. Eles são utilizados para captar movimentos no interior do corpo humano por meio do sistema DOPPLER, permitindo a detecção do coração do feto e o diagnóstico da gravidez múltipla entre a 10ª e 12ª semana de gestação, e possibilitando a avaliação do ritmo cardíaco fetal durante a gravidez e pré-parto. Posteriormente, por volta da 24ª a 26ª semana de gravidez, o som distinto e claro da placenta ajuda sua localização e facilita o diagnóstico da placenta prévia. O fluxo do cordão umbilical, também pode ser ouvido nesse estágio. Além desses equipamentos, foram adquiridos oito detectores fetais portáteis para uso nos consultórios e leitos. Esses aparelhos são utilizados para detectar batimentos cardíacos fetais a partir da 10ª a 12ª semana de gestação, possibilitando a avaliação do ritmo cardíaco fetal durante a gravidez e parto. Esse método de diagnóstico permite um meio simples de estabelecer positiva e imediatamente a viabilidade fetal em gravidez prematura e pode, facilmente, ser usado para verificar se existe vida fetal durante a ameaça de aborto. O quantitativo de detectores fetais era insuficiente para o atendimento no Ambulatório de Ginecologia, Centro Obstétrico e Maternidade. 

- Cadeiras Ginecológicas: As mesas ginecológicas do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HU estavam com muitos danos e pontos de oxidação devido ao desgaste pelo longo período de uso. Todas eram mesas fixas de exames que não possuíam ajustes de posição e altura. As quatro cadeiras elétricas adquiridas proporcionam conforto ao médico e à paciente, pois possuem ajustes de posições por comandos eletrônicos. Além disso, proporciona suavidade nos movimentos com baixo nível de ruídos, conta com capacidade para elevar até 250 quilos, sistema de acionamento individual para todos os movimentos e também teclas de comando com movimentos simultâneos (posição de cadeira para posição de cama e vice-versa). Também possuem foco de iluminação de LED acoplados que são necessários para realização de exames e procedimentos.   

- Microscópio: Os quatro equipamentos, que devem chegar nos próximos dias, são compostos por um sistema óptico utilizado na obtenção de imagens ampliadas de objetos de dimensões extremamente pequenas. Atualmente, a Unidade da Mulher, composta por Consultórios de Ginecologia, Maternidade e Centro Obstétrico, dispõe de apenas um microscópio para todos os profissionais que necessitam da utilização para examinar materiais coletados. O equipamento está muito desgastado, com muitos danos nas lentes e pontos de oxidação, devido ao desgaste pelo longo período de uso.  

 Além disso, outras áreas foram beneficiadas com equipamentos como: 

- Focos Clínicos: Aquisição de 10 focos para reposição, devido ao obsoletismo dos aparelhos com alto desgaste e longo tempo de uso. Além disso, o HU possuía poucos focos clínicos para consultórios e áreas de atendimento a pacientes que necessitam iluminação extra. Os novos equipamentos possuem iluminação de LED, que tem maior tempo de vida útil e, também, propiciam iluminação branca de qualidade. Dessa forma, diminui-se os riscos de interrupção do procedimento ou dificuldade de realização por perda de iluminação, bem como reduz o custo de substituição das lâmpadas e de consumo elétrico.  

- Oftalmoscópio Direto: total de 10 equipamentos comprados, esse é um instrumento fundamental para o diagnóstico de doenças oftalmológicas, utilizado para a observação das estruturas oculares, mais especificamente o fundo do olho. O oftalmoscópio direto possui um fino feixe de luz que é direcionado ao interior do olho e permite a examinar detalhadamente o ponto iluminado. É com esse equipamento que se faz, também, o famoso teste do olhinho em recém-nascidos para a identificação e diagnóstico de problemas graves e até cegueira. Atualmente, o HU dispõe de poucos oftalmoscópios para os atendimentos ambulatoriais e clínicos.  Esses aparelhos desempenham importante papel na avaliação e realização de exames oculares em pacientes adultos, pediátricos e neonatais. Além disso, o modelo possui iluminação de LED que tem melhor luminosidade para visualização e maior durabilidade.  

- Ultrassom Terapêutico e Estimulador Muscular: Aquisição de dois ultrassons para atendimentos ambulatoriais pela Fisioterapia, pois o HU não possuía esse tipo de equipamento. Esses aparelhos desempenham importante papel no tratamento e prevenção da atrofia muscular, atuando na reeducação muscular e na manutenção ou aumento da amplitude de movimento e tratamento de lesões crônicas ou agudas. O ultrassom é um aparelho que emite calor profundo por meio de onda ultrassônicas, com frequência e intensidade reguláveis, causando alívio da dor pelo efeito analgésico que possui. O ultrassom é indicado para tratamento de pacientes com diversos casos de lesões ou de dores, alguns exemplos são, rigidez pós engessamento, atrofia muscular, artrite, torcicolo, hematomas, contusões e sinusites. O estimulador elétrico, num total de três, destina-se a provocar a contração muscular controlada e é projetado para aplicar os estímulos, diretamente ou proximal, dos nervos que controlam a atividade muscular. 

- Manovacuômetro Digital: Foram adquiridos dois aparelhos que devem chegar nos próximos dias. O HU não possui esse tipo de equipamento.  Eles desempenham importante papel na avaliação da força da musculatura respiratória de pacientes adultos e pediátricos e serão utilizados para os atendimentos nas unidades de internação e no Ambulatório Pós-Covid-19.  

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.