MEMÓRIA

Novo regimento interno do Nume é aprovado nesta sexta-feira, 8

Votação aconteceu durante reunião do Consun

Foto: José Silva/FURG

Nesta sexta-feira, 8, durante uma reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun), foi posto em votação a proposta do novo regimento interno do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume); na ocasião, aprovado por unanimidade. O documento renova uma série de normativas que conferem ao Nume organização estrutural tanto no tocante a sua capacidade instalada, quanto sua equipe, gestão, atividades administrativas, finalidades e a composição do próprio acervo do museu.

De acordo com o presidente do núcleo, Péricles Gonçalves, é com muita alegria e sensação de dever cumprido, que a gestão administrativa recebe a notícia de aprovação por unanimidade do documento, e destaca, ainda, a importância da renovação dos termos. “O regimento que até agora orientou os destinos do Nume era um documento bastante ultrapassado. Havia necessidade de uma oxigenação, considerando que, hoje, a realidade vivida é outra, e os nossos objetivos são mais ousados”, comentou o professor.

Ainda segundo Péricles, a aprovação representa um novo momento para o Nume, com novas possibilidades e novas metas. “A atualização do regimento nos propiciará uma organização estrutural ainda maior que, consequentemente, refletirá no papel desempenhado pelo núcleo dentro da FURG, da região e do Brasil, pois, ali, está a memória da nossa universidade”, adicionou o presidente.

Preservação da memória

O Núcleo de Memória da FURG iniciou suas atividades em 1994, na oportunidade, integrando a programação de comemoração dos 25 anos de fundação da universidade, com a exposição de documentos e objetos que ajudavam a contar a história da instituição. Atualmente, o Nume tem como objetivo atuar na preservação da memória universitária, realizando um processo de institucionalização na forma de museu histórico.

“É junto ao espaço do Nume, que a história da FURG - desde os primórdios -, quando as unidades isoladas foram criadas, posteriormente dando origem a universidade, está preservada e resguardada”, aponta o presidente. A aprovação do novo regimento garante ainda mais autonomia e gerência sobre os processos e fluxos de trabalho do núcleo, dando ainda mais segurança ao seu papel enquanto guardião, divulgador e motivador das ações dentro da instituição.