ADMINISTRAÇÃO

Nova gestão da Fadir foi empossada na última sexta-feira, 3

Unidade contará com a direção de Elisa Celmer, ex-coordenadora de ações afirmativas, inclusão e diversidades

Foto: Divulgação

Na tarde da última sexta-feira, 3, foi empossada a nova gestão da Faculdade de Direito (Fadir). Na oportunidade, Elisa Celmer – ex-coordenadora de ações afirmativas, inclusão e diversidades da FURG -, foi eleita para o cargo de diretora; e Vanessa Hernandez Caporlingua foi eleita para o cargo de vice-diretora. A Chapa permanecerá a frente da unidade acadêmica até 2026.

De acordo com Elisa, a proposta da nova gestão tem por base o fortalecimento da Faculdade de Direito a partir dos princípios do diálogo, da pluralidade e da transparência em benefício de toda a sua comunidade, composta por discentes, docentes e técnicos. “Estamos cientes do desafio que é assumir a gestão da Fadir que é uma unidade tradicional, cuja história é anterior a própria universidade. Especialmente, em um contexto de desmonte das universidades públicas advindo da precarização orçamentária que temos enfrentado nos últimos anos”, comentou a nova diretora.

Ainda segundo Elisa, as gestoras estão entusiasmadas para trabalhar coletivamente com os colegas para buscar estratégias de aprimoramento da qualidade dos cursos ofertados, bem como das condições de trabalho de servidores e docentes da Fadir. “Gostaria de destacar que, desde a reforma administrativa da universidade, é a primeira vez que a direção da Fadir será ocupada por uma dupla de mulheres, tanto no cargo de diretora quanto no de vice-diretora. Essa é uma conquista importante no campo jurídico, no qual as mulheres atualmente são a maioria, mas ainda ocupam poucos cargos de gestão e espaços decisórios”, concluiu a professora.