INSTITUCIONAL

Mostra Cultural Sobre Diversidade Sexual e de Gênero aconteceu nesta quarta-feira, 29

Evento promovido pelo Gese ocorreu no Cidec-Sul

Foto: Divulgação

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) promoveu nesta quarta-feira, 29, a IX Mostra Cultural Sobre Diversidade Sexual e de Gênero. O evento teve como finalidade problematizar as desigualdades sexuais e de gênero, estimular a criticidade, a curiosidade e a criatividade e ocorreu no Cidec-Sul, localizado no campus Carreiros.

Ao longo dos seus 21 anos de atuação, o Gese busca por meio de suas ações, investigar e questionar as assimetrias sociais em decorrência das configurações assumidas pelos diversos preconceitos mostrados.

Em 2013, o grupo lançou a primeira edição do evento, com o objetivo de contribuir para a promoção da equidade de gênero e a cidadania da população LGBTQIA+ através da produção e difusão de informações importantes à comunidade, sobre as questões relativas aos gêneros e às sexualidades e promover discussões acerca dessas questões a fim de minimizar as representações e preconceitos atribuídos às mulheres e aos sujeitos LGBTQIA+.

Este ano, foi feita a IX Mostra Cultural Sobre Diversidade Sexual e de Gênero, na qual foram inscritos 468 trabalhos das escolas da Educação Básica no munícipio do Rio Grande, divididos em 161 poesias, 292 desenhos e 15 vídeos.

As produções submetidas à mostra estão relacionadas com algumas das seguintes temáticas: combate à violência contra mulheres e homens; enfrentamento à homofobia; promoção da equidade de gênero; promoção da cidadania LGBTQIA+; igualdade de direitos entre homens e mulheres; discriminação e prevenção ao HIV/Aids e drogas.

Todos os trabalhos dos estudantes foram reunidos em um livro a fim de divulgar essas produções e também possibilitar, por meio da circulação desse material, uma reflexão acerca das temáticas que a mostra se propõe a problematizar.

 *Estagiário sob supervisão do jornalista Fernando Halal

 

 

 

 

Galería

Evento promovido pelo Gese ocorreu no Cidec-Sul

José Silva/Secom