AGENDA SOCIAL

Mês de outubro ressalta a educação, a ciência e a democracia

Projeto reflete ainda sobre a luta contra a violência à mulher, saúde mental e o dia do servidor e da servidora

Com o início de mais um mês, o projeto Agenda Social divulga as datas que serão celebradas pela universidade, sendo uma oportunidade de refletir, debater e conscientizar sobre pautas importantes para a comunidade acadêmica e em geral.

Outubro inicia com o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher e Dia Mundial da Saúde Mental (10); logo em seguida ocorre, o Dia da Pessoa com Deficiência Física (11).

Na segunda metade do mês, no dia 15, é celebrado o Dia do Professor e da Professora; e no 16, Dia da Ciência e da Tecnologia.

Encerrando o mês o Dia da Democracia e o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo (25) e em 28 de outubro o Dia do Servidor e da Servidora.

A ação desse mês tem como frase norteadora: "Estou entre aqueles que pensam que a ciência tem uma grande beleza. Um cientista em seu laboratório não é apenas um técnico: ele também é uma criança colocada diante de fenômenos naturais que o impressionam como um conto de fadas", de Marie Curie. Confira abaixo o calendário completo.

10/10 Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher e Dia Mundial da Saúde Mental;
11/10 Dia da Pessoa com Deficiência Física;
15/10 Dia do Professor e da Professora;
16/10 Dia da Ciência e da Tecnologia;
25/10 Dia da Democracia e Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo;
28/10 Dia do Servidor e da Servidora

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Com o intuito de estar presente ao longo de todo o ano na organização de trabalhos e ações da comunidade acadêmica, o projeto lançou um planner e calendários mensal e anual, que estão disponíveis neste link.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.