OPORTUNIDADE

Inscrições para o Sisu 2023/1 começam nesta quinta-feira, 16; saiba como ingressar no time FURG

Mais de 2,4 mil vagas serão ofertadas pela universidade nos campi Carreiros, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul

Nesta quinta-feira, 16, abriram as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a FURG já se prepara para recepcionar mais de 2,4 mil estudantes no campus Carreiros, em Rio Grande, e nos campi Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. Os candidatos podem efetuar a sua inscrição no sistema até sexta-feira, 24.

No total são 63 cursos de graduação, com a seguinte distribuição das vagas: 1129 vagas ofertadas para ampla concorrência, e 1227 vagas reservadas pela Lei 12.711, que prevê cotas para pessoas que estudaram em escola pública e contempla também candidatos e candidatas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência. A universidade ainda dispõe de 69 vagas para pessoas com deficiência, pelo Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) da FURG, para as quais não é necessário ter cursado o ensino médio em escola pública. Acesse este link para compreender a divisão das vagas na FURG.

Para concorrer às vagas na universidade, que é pública e gratuita, é necessário ter feito o Enem 2022 e obtido nota maior que zero na redação. Na inscrição, o candidato deve indicar as opções de curso. O resultado deve ser divulgado em 28 de fevereiro.

No termo de adesão da FURG com o Sisu 2023, o estudante poderá conferir os cursos, vagas, local de oferta, pesos das notas do Enem, modalidades de vagas e a documentação necessária para a matrícula. É importante que os (as) candidatos(as) fiquem atentos às datas de envio da documentação, providenciando com antecedência os documentos solicitados, de acordo com modalidade de ingresso que escolherem (ampla concorrência ou por alguma cota socioeconômica, étnico-racial e/ou destinada a pessoas com deficiência), a fim de evitarem a perda da vaga. Toda a documentação necessária para cada modalidade esta disponível na página do Sisu FURG, neste link.

Para a inscrição, o candidato deve acessar o site do MEC e especificar em ordem de preferência as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Quem for selecionado, iniciará as aulas na FURG no dia 20 de março. 

Cronograma oficial do Sisu 2023/1

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;

Resultados da chamada regular: 28 de fevereiro;

Matrículas: De 2 a 6 de março;

Mais informações sobre Sisu na FURG estão disponíveis neste site

Assistência Estudantil

A FURG, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, promove para os estudantes em situação de desigualdade socioeconômica, que pretendem ingressar na universidade, mecanismos viabilizadores da permanência e a conclusão do curso, reduzindo os efeitos das desigualdades presentes na sociedade e contribuindo para a formação de cidadania e equidade social. As ações de assistência estudantil buscam viabilizar a igualdade de oportunidades, e também contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, ao agir preventivamente nas situações de repetência e evasão, decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

Os Subprogramas disponibilizados pela universidade são os de auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio permanência, auxílio infância, moradia estudantil (Casa do Estudante Universitário - CEU) e auxílio moradia pecuniário.  A Assistência Básica da FURG ocorre mediante a inscrição e deferimento nos editais específicos publicados pela Prae, neste link.